CMEIs de Toledo devem retomar atividades presenciais a partir de quarta (8)
O Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo, no Oeste do Paraná, deve retomar as atividades presenciais das 2.100 crianças matriculadas na quarta-feira (8). A decisão tem permissão da comissão intersetorial criada com o objetivo de garantir o retorno seguro das crianças à sala de aula.
Para cumprir os protocolos sanitários e impedir a disseminação da Covid-19, os estabelecimentos de ensino precisaram elaborar e entregar um plano de contingência. Além disso, os diretores dos CMEIs, juntamente aos membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e os colaboradores da Secretaria de Recursos Humanos, participaram de uma capacitação com informações e dicas para reduzir os riscos da contaminação do vírus.
De acordo com a secretária de Educação, Elisângela Batista, o retorno das aulas presenciais era um pedido constante da população, e se baseou no bem-estar de todos.
“Apesar da comunidade escolar e de os pais terem se esforçado para que os alunos e filhos pudessem ter aulas de forma remota, chegou o momento de retornarmos com as atividades presenciais. É uma decisão importante, que impacta na coletividade, sabemos das necessidades que as famílias têm de enviar as crianças para os Cmeis. Também temos ciência da importância destas unidades de ensino para o estímulo à aprendizagem.”
Elisângela Batista – secretária de Educação de Toledo
Ainda conforme a secretária, as experiências anteriores de retorno das atividades presenciais em escolas municipais apresentaram bons resultados, por isso, os pais das crianças podem manter a calma sobre a volta dos CMEIs.
“Nas turmas do pré ao 5º ano não houve incidentes de surtos de Covid-19 no ambiente escolar, o que demonstra que os protocolos sanitários estabelecidos foram bem feitos. Esta experiência nos ofereceu subsídios para os Cmeis também voltarem a receber alunos, pois todos eles receberam da Secretaria os equipamentos de proteção individual necessários para a realização das aulas e demais ações pedagógicas, bem como contam com uma comissão interna e logística apropriada para receber e cuidar bem destas crianças.”
Elisângela Batista – secretária de Educação de Toledo