Após dois anos fechados, restaurantes universitários da UFPR reabrem nesta segunda (31)

por Daniela Borsuk
com informações da UFPR
Publicado em 31 jan 2022, às 11h26.

Após cerca de dois anos fechados, os restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reabrem a partir desta segunda-feira (31). Para acessar as unidades, os estudantes deverão apresentar o comprovante de vacinação impresso ou eletrônico ou laudo de resultado negativo de exame para testagem de Covid-19, emitido em até 72 horas.

A partir desta segunda-feira, os RUs funcionam diariamente em Curitiba, Palotina, Toledo, Matinhos, Mirassol e no Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM). Em Curitiba, até o dia 13 de fevereiro, permanecerão abertos o RU Central (de segunda-feira a domingo), e o RU do Centro Politécnico (de segunda a sexta-feira), situados na capital paranaense. A partir do dia 14, reabrem também os Restaurantes Universitários do Campus Jardim Botânico e do Setor de Agrárias – de segunda a sexta-feira.

No campus de Jandaia do Sul haverá a distribuição de marmitas, no Restaurante Jandaia, nos períodos de almoço (das 11h às 13h30) e jantar (das 17h30 às 19h) para os alunos do Campus. Os RUs do litoral funcionarão inicialmente somente para almoço, nesta primeira semana, e para maiores informações acesse os comunicados nos respectivos canais de comunicação dos campi de Matinhos, de Mirassol e Pontal do Sul.

As refeições seguem ofertadas aos estudantes a R$ 1,30, um dos valores mais baixos praticados entre os restaurantes das instituições federais de ensino superior (IFES) do Brasil. Alunos bolsistas são isentos. Aos técnicos, docentes, terceirizados, estagiários e visitantes, aplica-se o valor contratual das refeições.

Devido ao tempo em que ficaram fechadas, algumas unidades dos RUs retornam com mudanças de fornecedores e equipes em readaptação às rotinas. Implantação e ajustes dos procedimentos de higiene e segurança e definição do número médio de refeições são ações em curso para a retomada.

“Garantir a assistência aos alunos em situação de fragilidade econômica e àqueles que já se deslocaram de diversas regiões do país e encontram-se próximos aos campi foi levado em consideração para a decisão de reabrirmos os restaurantes. O RU apresenta-se como uma das políticas de permanência na Universidade e possibilita a formação superior a muitos estudantes”,

pontua o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Biossegurança

As normativas dos órgãos de saúde de cada município em relação ao distanciamento e à ocupação máxima nos restaurantes serão seguidas e estão sendo monitoradas diariamente pela equipe de nutrição dos RUs, assegura a coordenadora Lucyanne Correia. 

“Pensando na biossegurança, vamos abrir a possibilidade de todos se servirem em marmitas, para que possam consumir em áreas externas ou mesmo levar a refeição, se preferirem”,

informa o pró-reitor de Administração da UFPR, Marco Antonio Ribas Cavalieri.

O acesso de usuários aos RUs será controlado por meio dos lugares disponíveis – com distanciamento entre mesas e assentos nos salões de refeições. Dispensers com álcool 70% serão distribuídos em pontos estratégicos, como terminais de computadores, pias de higienização de mãos e balcões de distribuição.

“Com a higienização adequada das mãos, não há necessidade de utilização de luvas descartáveis pelos usuários, pois elas poderiam representar risco de contaminação, já que não são estéreis”, explica a coordenadora dos RUs da UFPR. A coordenação estima que, no período de 31 de janeiro a 13 de fevereiro, o público atendido represente cerca de 40% do anterior à pandemia. Por enquanto, não há previsão de implantação de novos pratos ao cardápio.

Orientações básicas aos usuários dos RUs

  1. É obrigatório o uso de máscaras de proteção durante o período de permanência – dentro e fora – dos Restaurantes Universitários, somente permitida a retirada durante a alimentação – os usuários devem recolocá-la o mais breve possível;
  2. Ao serem retiradas, as máscaras devem ser colocadas individualmente em um saco plástico – com as alças (elástico) para fora; Ao levantar da mesa, fazer uso da máscara;
  3. Respeito ao distanciamento nas filas;
  4. Não ocupar lugares marcados dentro do salão;
  5. Conforme orientação das secretarias de saúde municipal e estadual, todos devem desocupar a mesa tão logo tenham terminado a refeição. Haverá redução na ocupação dos salões;
  6. O usuário deve higienizar as mãos antes de acessar o buffet, e usar álcool 70% após contato com qualquer superfície. A cada retorno ao balcão de distribuição, deve realizar nova higienização das mãos;
  7. Para o pagamento da refeição, a recomendação é levar, de preferência, dinheiro trocado; 

Calendário acadêmico

O calendário acadêmico inicia no último dia de janeiro, com atividades em formato híbrido. O retorno das aulas presenciais foi adiado por conta da alta na taxa de contaminação por coronavírus e consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar. A previsão é de que os estudantes retornem às salas de aula da Federal no dia 14 de fevereiro.

Em 2019, os RUs da UFPR serviram 2.960.246 refeições, com média de 250 mil refeições mensais – café da manhã, almoço e jantar –, conforme dados divulgados pela coordenação.