Ampliação do passe escolar em Curitiba pode ser votada pela Câmara

O passe-escolar concede 50% de desconto em até duas passagens diárias

por Lucas Novak
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 20 jun 2024, às 20h57.

Foi aprovada, nesta quinta-feira (19), pela Comissão de Serviço Público, uma proposta de lei que moderniza os critérios de concessão do passe escolar. Na reunião, foram discutidas duas propostas para ampliar o atendimento do sistema de transporte coletivo, em Curitiba, mas apenas esta foi aprovada e liberada para votação pelo plenário da Câmara Municipal.

Ampliação do passe escolar em Curitiba pode ser votada
O projeto do passe escolar agora aguarda votação (Foto: Carlos Costa/CMC)

O objetivo do projeto é atualizar a faixa de renda familiar, o que amplia o número de estudantes beneficiados com o desconto na passagem. O passe escolar concede 50% de desconto em até duas passagens diárias para o deslocamento dos estudantes no sistema de transporte de Curitiba.

A lei municipal 7.556/1990 será modificada para ajustar os critérios de renda: até cinco salários mínimos para famílias com um filho, sete para duas crianças, e oito para três ou mais. O projeto agora aguarda votação em dois turnos na Câmara Municipal.

Além disso, a proposta de integrar tarifas fora dos terminais de ônibus de Curitiba foi discutida pela Comissão de Serviço Público, mas não avançou. A comissão pediu mais informações da Urbs sobre o impacto financeiro e operacional.

O projeto está em tramitação desde março de 2023 e permitiria aos passageiros trocar de ônibus fora dos terminais sem pagar outra passagem, em um período determinado.

A proposta em discussão visa estabelecer a integração tarifária fora dos terminais de ônibus em Curitiba como uma diretriz do sistema, garantindo esse direito aos usuários.

O relator do projeto, por fim, solicitou à Urbs esclarecimentos sobre os impactos financeiros e operacionais da medida. Pedidos adicionais de informações podem atrasar a tramitação do projeto por até 30 dias conforme o Regimento Interno.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.