Aluno paranaense consegue bolsa de estudos na Universidade de Oxford, na Inglaterra

por Beatriz Tsutsumi
Com revisão de Daniela Borsuk
Publicado em 27 fev 2023, às 14h50.

Um aluno do Colégio Estadual Abílio Carneiro, em Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, foi aprovado no concurso Immerse Education e garantiu uma bolsa de estudos para iniciação na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Leia mais:

Matheus Soares Moretto Aleixo, de 17 anos, estudou nas redes estaduais do Paraná desde o ensino fundamental. O concurso que o adolescente realizou consiste na apresentação de uma redação em inglês e foi aberto a concorrentes de todo o mundo, com bolsas de estudo em programas de universidades no exterior.

Filho de Celio Antonio Moretto Aleixo, pedreiro, e Nerilde Soares, diarista, Matheus está entusiasmado com a perspectiva de estudar na Inglaterra. O jovem conta que apesar da matemática ser sua disciplina favorita durante a vida estudantil, desenvolveu gosto pela língua inglesa logo que ingressou no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do colégio.

De acordo com a diretora do colégio, Alexandra Costa de Jesus, o estudante sempre demonstrou muita dedicação ao longo da trajetória escolar. Para ela, a alegria da conquista de Matheus estendeu-se aos professores, colegas e colaboradores do colégio que o acompanharam desde o início.

Vestibulares

Até o momento, Matheus foi aprovado em todos os vestibulares para os quais concorreu: Engenharia de Softwares na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Engenharia de Energia na Universidade Federal do Paraná (UFPR); Medicina na Universidade Nove de Julho (UNINOVE); História na Universidade de São Paulo (USP); e Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira do Sul.

Apesar do vasto leque de cursos disponíveis, o sonho de Matheus é ser procurador de Justiça, e no momento aguarda o resultado do processo seletivo de Direito, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Immerse Education 

O Immerse Education Essay Competition é um concurso de redação que permite que jovens de 13 a 18 anos de idade, de diferentes nacionalidades, concorram a bolsas de estudo em programas de universidades estrangeiras. Os 10 melhores colocados ganham bolsas de 100% (caso do Matheus) e os demais recebem bolsas parciais de até 50% para cursarem a disciplina escolhida em outro país.