600 escolas do Paraná voltaram com as aulas presenciais nesta segunda (24)

por Gabriel Albuquerque
Com informações da AEN e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 24 maio 2021, às 21h42.

Mais de 600 escolas da rede estadual do Paraná retornaram com as aulas presenciais, em modelo híbrido, nesta segunda-feira (24). Agora são 827 unidades abertas, ou seja, 40% das redes estaduais do ensino. Junto aos outros 200 colégios reabertos há 14 dias, a retomada permite que mais 40 mil estudantes, de 28 Núcleos Regionais de Educação (NREs), que englobam aproximadamente 150 municípios, voltem para a sala de aula.

O protocolo de segurança segue em todas as instituições, e exige que os colégios mantenham o distanciamento de 1,5 entre os estudantes, que disponibilizem o álcool em gel, o uso de máscara para todos e, que seja medida a temperatura de alunos e funcionários antes do acesso às dependências das escolas.

O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que preferem seus filhos em casa, devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os estudantes que ficarem em casa, podem acompanhar as aulas via Google Meet e plataformas digitais do Aula Paraná na TV aberta, YouTube, e terão o kit pedagógico impresso.

Região metropolitana de Curitiba

Uma das escolas a retornar nesta manhã, o CE Shirley Catarina Tamalu Machado, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, teve adesão de 60% dos alunos. Segundo o diretor João Batista Silva, cerca de 100 alunos voltaram às aulas presenciais.

“Estamos recebendo 5 turmas pela manhã (6º, 7º, 8º e 9º anos) e 5 turmas a tarde (só 6º anos). Temos em média 5 a 9 alunos por turma. Voltaremos de forma gradual e escalonada, testando o ambiente, pois é a primeira vez que a gente volta, em quase um ano e meio sem aula presencial”, disse.

Ele aponta, ainda, que, nesse primeiro momento, a prioridade é o atendimento àqueles que tenham maiores dificuldades com relação à participação nas aulas digitais. “Estamos atendendo principalmente os alunos que estão fazendo atividade escrita, aqueles que não têm acesso à internet”.

No CE Humberto de Alencar Castelo Branco, também na Região Metropolitana de Curitiba, mas em Pinhais, mais de 100 alunos voltaram às salas de aula.

Evaldo Carlos Silva, diretor do colégio, descreve a preparação para esse momento de reabertura. “Primeiramente nós indicamos os alunos que iriam voltar. Nossa opção foi pelos alunos que estavam fazendo material impresso e também por aqueles que tinham menos participação. Juntamente com seus responsáveis, receberam as orientações com relação ao protocolo de segurança, entendendo a como será a dinâmica interna na escola, com respeito do distanciamento de 1,5 metro, uso de máscara, utilização da própria garrafinha de água. Organizamos tudo para que se tenha o mínimo de circulação possível no nosso pátio”, disse.

Silva garante que o CE está totalmente preparado para receber os alunos com segurança, mas que, mesmo assim, se os pais/responsáveis que não autorizarem seus filhos a retornar neste momento, há a opção da continuidade dos estudos em casa.