1º lugar em Medicina na UEL decidiu ser profissional da saúde durante pandemia
Rafaela Santana, de 20 anos, é o 1º lugar em Medicina, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Norte do Paraná. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16), sendo o curso da área da saúde o mais disputado. Ela, que enfrentou uma concorrência de aproximadamente 126 candidatos por vaga no sistema universal, optou pela graduação durante a pandemia da Covid-19.
Em 2020, ano em que a OMS fez o alerta sobre doença, Rafaela cursava o 3º ano do Ensino Médio. “Eu vi o tanto de diferença que faziam os profissionais da saúde. Foi uma coisa que cresceu em mim”, explica. Foi então que tomou a decisão definitiva por Medicina.
Só na primeira fase do Vestibular 2024, Rafaela acertou 53 questões de conhecimentos gerais, das 60. Até chegar neste resultado, foram três anos de cursinho com mais de 10 horas dedicadas ao estudo diariamente. “Sempre procurei também equilibrar com meus amigos e minha família”, ressalta.
Filha de gerente administrativa e arte-finalista, Rafaela tem a UEL como primeira opção de universidade, mas também prestou outros vestibulares, como o da UFPR. O plano, agora, é realizar iniciação científica e aproveitar a faculdade.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.