Recorde em 2022: cerca de 4 milhões de novos consórcios foram iniciados

por Leandro Bernardi
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 9 fev 2023, às 19h48. Atualizado às 19h49.

O sistema de consórcios tem sido tendência no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, que sinalizou 3,93 milhões de novas contas. O dado representa um crescimento de 14% em 2022.

Veja também:

Especialista e influenciador de consórcios, João Torre diz que em um levantamento feito pela Abrainc, 31% dos brasileiros pretendem comprar imóveis nos próximos anos.

Como funcionam os consórcios?

Para quem não sabe o que é ou como funciona o consórcio, é uma modalidade de investimento em que a empresa administradora reúne um grupo de pessoas que têm o objetivo comum de adquirir um bem. Elas guardam dinheiro juntas todos os meses, através do pagamento de parcelas.

A cada mês, o valor das parcelas pagas por todos os participantes do grupo é usado para que pelo menos um deles faça a compra, por meio de um sorteio, até que todos tenham sido contemplados.

Além de ser contemplado por sorteio, a pessoa pode dar um lance, ou seja, oferecer um valor em dinheiro. Caso o seu montante em dinheiro seja o maior oferecido pelo grupo, a pessoa é contemplada com a carta de crédito.

Hoje em dia há vários tipos de lances, desde os que a pessoa dá com recursos próprios (dinheiro que tenha guardado), ou lances já embutidos na carta de crédito. Para quem não conhece as modalidades, é importante ter a ajuda de um consultor de consórcios para conseguir chegar mais rápido ao objetivo (que é receber a carta de crédito).

Há quem use consórcios para compra de bens, para quitar financiamentos ou para levantar capital.