Procon alerta e dá dicas para que a Black Friday não vire Black Fraude
O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina, no Norte do Paraná, fez um alerta nesta sexta-feira (18) para que os consumidores fiquem atentos e não caiam em golpes e falsos descontos na Black Friday. A data comemorativa promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo no dia 25 de novembro.
Leia também:
- Amazon terá 48 horas de ofertas e descontos na Black Friday
- Black Friday: McDonald’s vende sanduíches e batata frita a um centavo no iFood
- Clique aqui e veja notícias sobre Black Friday no RIC Mais
O órgão elaborou algumas dicas para que os consumidores realizem compras com segurança, e que não caiam em golpes. A primeira dica é priorizar sites conhecidos, que tenham boa reputação e comentários de clientes.
Outra medida a ser tomada é não utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para efetuar as compras. Dessa forma, os dados bancários do cliente não ficarão salvos na máquina em questão. A terceira sugestão é usar celulares e computadores com antivírus, para prevenir que hackers roubem os dados.
Pagamento
Romero explica que é necessário verificar com atenção as formas de pagamento e desconfiar quando há poucas informações sobre troca e devolução. Também é preciso desconfiar de promoções com preços muito baixo, que são menores que o valor do produto.
Em caso de pagamento por pix, a dica é realizar o pagamento dentro do site da loja e verificar se quem vai receber o dinheiro é a empresa de fato. Se for pagar com boleto, é preciso conferir o nome da empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco no momento do pagamento.
Outra dica é conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha, caso faça uma compra em loja presencial.