Preço do cacau sobe e deixa a Páscoa mais cara em 2024; veja como economizar
O preço do cacau voltou a bater recorde na bolsa de valores de Nova York na última semana, pouco mais de um mês antes da Páscoa. A alta de 3 a 4% colocou o cacau na marca de US$ 6.218 a tonelada.
O impacto no valor do chocolate deve ser sentido na produção e também na compra de matéria prima. Mas, mesmo com a expectativa de maior valor, o mercado é otimista para o ano de 2024. A projeção é de um crescimento nas vendas de 4,5% em relação ao mesmo período.
“Em 2023, as vendas de chocolates na Páscoa já apresentaram um crescimento de 4,6% em relação a 2022. Para este ano, a expectativa é ainda mais positiva”, explica o especialista em gestão de supermercados e atacarejos, Leandro Rosadas.
Dicas para economizar na Páscoa
Para quem deseja economizar sem deixar a tradição da Páscoa de lado e reduzir o impacto do aumento do cacau, a educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper, dá algumas dicas.
Segundo ela, quem não quer deixar de presentear amigos ou familiares com os tradicionais ovos de Páscoa precisam definir um valor fixo. “Esse valor precisa ser definido com base na realidade de cada família e dividido pela quantidade de pessoas que serão presenteada.”, explica Aline Soaper.
Outra dica da educadora financeira é pesquisar, assim como usar a criatividade na hora das compras. “Para quem está com um orçamento apertado, trocar as marcas mais famosas por outras é uma boa forma de economizar sem deixar de presentear”,
Para itens do almoço de Páscoa também há alternativas. “Escolha os alimentos da estação, divida a responsabilidade da ceia com outras pessoas da família e não desperdice”, indica. No entanto, no caso do bacalhau, a sugestão é usar a criatividade e recorrer a outras receitas, utilizando outros tipos de peixes. “O importante é celebrar a data com união da família e a consciência financeira”, aconselha Aline.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui