Pela primeira vez em dois anos, Banco Central aumenta taxa Selic
Seguindo o aumento da taxa Selic do Banco Central, especialistas estão pessimistas com a inflação do país
Nesta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, de forma unânime, aumentar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual. Essa é o primeiro acréscimo desde agosto de 2022.
A princípio, o aumento dos juros básicos da economia se deu pela alta recente do dólar e demais incertezas em torno da inflação. Contudo, o aumento para 10,75% ao ano já era esperado pelo mercado financeiro.
- Leia também:
- Lula sanciona lei que prevê reoneração gradual da folha de pagamento
- Banco Central confirma o vazamento de dados de mais de 8 mil chaves Pix
- Governo confirma indicação de Galípolo para presidência do Banco Central
A última vez que um aumento do tipo foi feito foi em agosto de 2022, quando o Banco Central aumentou a taxa Selic de 13,25% para 13,75% ao ano. Porém, após um ano nesse nível, a taxa passou por seis cortes de 0,5 e um corte de 0,25 entre agosto de 2023 e maio de 2024. Durante as reuniões de junho e julho, o Copom havia optado por manter a taxa em 10,5% ao ano.
Além disso, as previsões do mercado estão pessimistas com o cenário econômico do país. Conforme o Boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras do Banco Central, a inflação deve fechar o ano em 4,35%. Em comparação, as estimativas do mercado estavam em 4,22% há um mês.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.