Novo fundo melhora capacidade de investimentos públicos do Paraná
O Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente vai ser financiado com recursos de royalties
Com a criação do Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente (Feiin), a capacidade do Paraná realizar investimentos públicos deve aumentar. De acordo com o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, o fundo será financiado com recursos de royalties, de exploração de recursos hídricos e minerais.
- Leia mais: ACP organiza evento sobre Reforma Tributária
O novo fundo tem o intuito de fortalecer investimentos em infraestrutura nas áreas rural, de transportes, logística e sustentabilidade, promovendo eficiência e competitividade econômica.
Os investimentos públicos do Paraná já quadruplicaram nos últimos cinco anos. A criação do Feiin é uma medida para continuar a tendência, reservando recursos para projetos essenciais e evitando o uso em despesas correntes.
No primeiro quadrimestre de 2024, os investimentos do governo estadual alcançaram R$ 1,9 bilhão, um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2019.
Com esse crescimento, o Paraná espera melhorar sua nota no Capag do Tesouro Nacional, facilitando a obtenção de empréstimos e ampliando a capacidade de investimento em áreas como urbanismo, pavimentação, transporte e saúde primária.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.