Material escolar está mais caro em 2023; saiba até quanto pode chegar o aumento
Os pais devem preparar o bolso porque o material escolar está mais caro em 2023. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares o aumento gira de 15% até 30% .
O Procon Paraná não realizou a tradicional pesquisa de preço neste ano, mas os gerentes já adiantam que em alguns ítens é perceptível a diferença de preço. “A gente vê um pouco nas bolsas, nos cadernos… Deu uns 15% mais ou menos”, enfatiza Sérgio Bussolaro, gerente de loja. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, Pedro Martendal, coordenador do Procon, já adiantou que não haverá a pesquisa na cidade.
Já na cidade de Maringá, o Procon realizou a pesquisa entre os dias 13 e 23 de dezembro de 2022, o órgão de defesa do consumidor comparou os valores de 86 itens em 14 estabelecimentos, entre livrarias e lojas localizadas no centro, bairros e shoppings. Na cidade foi identificada uma diferença de até 1.480% nos preços.
Mesmo com o aumento nos itens, as papelarias estimam um crescimento nas vendas de até 20%. “O movimento é mais expressivo mesmo no final de janeiro e início de fevereiro, onde o ano letivo inicia”, aponta Amanda Adames, gerente de papelaria.
Para não levar um susto na hora das compras é importante que os pais pesquisem bem antes de chegar na papelaria. Além disso, algumas dicas devem ser levadas em consideração. O portal RIC Mais preparou uma lista para auxiliar os pais, veja:
- Pesquisar com antecedência e não deixar as comprar para última hora.
- Se possível, evite levar as crianças no momento da compra
- Reutilize materiais escolares “que sobraram” do ano anterior
- Evite comprar material escolar no mercado informal; sem data de vencimento ou descrições.