Imposto de renda pessoa física 2020: as vantagens do certificado digital

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 17 jun 2020, às 11h01.

Os contribuintes têm até 30 de junho para enviar a declaração do imposto de renda à Receita Federal. Até a data limite, os contribuintes devem reunir a documentação com os dados que serão enviados à Receita. Porém, hoje é possível declarar o imposto de renda de forma online, com o uso do certificado digital que além de simplificar o processo traz uma série de outras vantagens para o utilizador.

O certificado digital para pessoa física é um documento eletrônico utilizado para representar pessoas em ações praticadas no universo digital. Desta forma, além da declaração de imposto de renda, o certificado permite a realização de uma série de outros processos em plataformas digitais, como assinar contratos, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar sistemas de escrituração contábil e emissão de nota fiscal. É possível ainda, fazer a renovação de sua CNH pela internet, nos estados em que o Detran forneça essa facilidade, entre outras ações.

Segundo Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, a declaração feita com o uso do certificado digital é muito mais simples e vantajosa, pois reduz a chance de erros no momento da prestação de contas e que o contribuinte seja pego pelo leão.

Para continuar a disseminar as facilidades do certificado digital em nuvem, a Soluti disponibilizará gratuitamente, através dos contadores, certificados bird ID para a declaração do imposto de renda para pessoas físicas.

A campanha será válida até 30 de junho. O resgate dos vouchers do Bird ID acontecerão na página www.IR2020.com.br. É importante que o cliente faça o agendamento online para o atendimento.

Os benefícios ao possuir o certificado digital na hora da declaração do imposto de renda:

Para realizar a declaração do imposto de renda é preciso que os contribuintes reúnam diversos documentos que constam os gastos com educação, saúde, previdência privada, aplicações financeiras, etc.

Por isso, é comum atrasos e até divergências nos valores informados ao fisco, uma das principais causas que levam as pessoas para a malha fina. Com o certificado digital, o contribuinte tem acesso a uma declaração pré-preenchida, contendo todos os dados já armazenados.

Sendo assim, o usuário precisará apenas verificar as informações e realizar as alterações necessárias, evitando erros que possam fazer com que o declarante seja pego pelo leão.

O certificado digital ainda viabiliza ao seu possuidor a execução simplificada de consultas e eventuais retificações no documento encaminhado à Receita Federal.

Assim, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita, o contribuinte pode verificar seus dados, consultar o status da declaração do imposto de renda, checar fontes pagadoras e complementar a declaração de forma simples, o que garante um maior rigor no cumprimento da obrigação, evitando quaisquer restrições e sanções junto ao Fisco.

Por meio do certificado digital, o contribuinte pode também acessar as declarações enviadas nos últimos anos. De forma direta, essa possibilidade garante ainda mais transparência e rigor ao processo, além de dar mais segurança ao contribuinte, que passa a poder cruzar dados e reduzir a probabilidade de errar na hora do preenchimento e, consequentemente, de cair na temida “malha fina”.