Estudo indica que brasileiro deve gastar até R$ 2 mil na Black Friday
O professor de varejo, da Strong Business School, Ulysses Reis analisa que o crescimento do consumo durante o ano de 2022, traz uma perspectiva positiva com relação às compras do período até o fim do ano. Ele acredita que o aumento de vendas, nessa edição da Black Friday, será em torno de 7,7%.
Para o professor, o comportamento do consumidor nesta edição já está bem definido: produtos eletrônicos, tecnológicos, novos ou sendo substituídos por antigos como celulares, notebooks, tvs 4 e 5ks, acessórios de telefonia, jogos e clubes de assinatura deverão estar em primeiro lugar do ranking de vendas. O ticket médio deste ano deverá ser entre R$ 1.000 ,00 a R$ 2.000,00, um valor alto para o padrão brasileiro.
Há também dois novos e surpreendentes perfis: assinaturas de serviços e artigos de supermercados. Segundo Ulysses, as vendas de dia das crianças são, para o comércio, um termômetro para as festas seguintes . A análise é que o comércio está aquecido porque, além do otimismo da população, este ano os produtos estão de melhor qualidade e preços mais convidativos.
Comprovando uma boa fase para o comércio, esse ano espera-se um aumento da contratação de mão-de-obra temporária da ordem de 100 mil postos de trabalho segundo a Confederação Nacional do Comércio, sendo que hiper e supermercados deverão contratar cerca de 45,5 mil vagas, e o setor de vestuário 25,9 mil oportunidades.