CSN anuncia investimento de R$ 3,1 bilhões em nova unidade em Itaperuçu (PR)
A CSN Cimentos investirá R$ 3,1 bilhões para a construção de uma nova unidade industrial em Itaperuçu, no Paraná. O projeto faz parte da estratégia da empresa para expandir suas operações, com o objetivo de aumentar sua participação no mercado de cimentos.
Fontes próximas à companhia informam que a direção da CSN está pronta para realizar o anúncio oficial. A expectativa é que essa nova planta contribua para o desenvolvimento econômico de Itaperuçu, município com pouco mais de 30 mil habitantes e que atualmente ocupa uma posição modesta no PIB estadual.
Entre março e abril de 2024 o Paraná registrou 12.5% de aumento e sua produção industrial. Esse foi o maior aumento em todo o país.Ainda em fevereiro, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou a 28° edição da pesquisa Sondagem Industrial. Nesse levantamento, a Fiep apontou que quase 90% dos empresários paranaenses planejou novos investimentos para o ano de 2024.
No caminho dessa consolidação de investimentos, o Paraná já conseguiu atrair, em 2024, empresas alimentícias, do ramo automobilístico e diversos outros setores da economia.
Embora o investimento da CSN represente uma oportunidade de crescimento, é necessário acompanhar como essa iniciativa impactará o município e sua população, tanto em termos de geração de empregos quanto nas mudanças estruturais que poderão ocorrer na região.