Comércio no Paraná cresce 4,5% em volume de vendas até maio em 2024
De acordo com o IBGE, o crescimento é o maior do Sul do Brasil, ficando atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul
O volume de vendas do comércio varejista, no Paraná, cresceu entre janeiro e maio de 2024, na comparação com o ano anterior. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi de 4,5%.
Ao comparar o mês de maio de 2024 e 2023, a alta registrada foi de 6,6%. Por outro lado, a variação mensal entre maio e abril foi de 0,4%. Na comparação dos últimos 12 meses com o mesmo período anterior, o Paraná registrou alta de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista.
De acordo com o IBGE, o resultado paranaense no acumulado dos cinco primeiros meses foi puxado, principalmente, pelo crescimento de vendas no setor de eletrodomésticos (15,7%). Entretanto, setores como móveis e eletrodomésticos (13,8%) e móveis (11,7%) também impulsionaram o aumento.
Além disso, o crescimento do volume de vendas também impactou positivamente a receita do Paraná. Em comparação com 2023, o acumulado do ano de 2024 cresceu 7,4%. Este é o segundo melhor resultado do Sul do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul com 8,5%.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.