Chuvas e inundações no RS geram reflexo nos preços da Ceasa/PR; confira produtos

O mau tempo dificulta tanto a colheita como o transporte dos produtos, principalmente por conta da interdição de algumas rodovias

por Carol Nery
Com informações da RICtv
Publicado em 6 maio 2024, às 16h20. Atualizado às 16h40.
POST 5 DE 10

As fortes chuvas e inundações que atingem várias cidades do Rio Grande do Sul afetam o setor do agronegócio do estado gaúcho, principalmente na criação de aves, suínos, pecuária leiteira e produção agrícola. Com isso, os impactos começam a refletir no Paraná e as Centrais de Abastecimento (Ceasa/PR), em Curitiba, já apontam para uma alta considerável nos preços de vários produtos, como a batata, por exemplo.

Chuvas e inundações no RS geram reflexo nos preços da Ceasa/PR; confira produtos
A batata é um dos produtos que devem ficar mais caros no Paraná (Foto: Reprodução/RICtv).

O Paraná depende da produção de alguns municípios do Rio Grande do Sul, que passam por dificuldades por conta do problema climático. Há dificuldade tanto para colheita como para o transporte, principalmente por conta da interdição de algumas rodovias, explica o técnico de comercialização da Ceasa/PR, Evandro Pilati, em entrevista para a RICtv, nesta segunda-feira (6).

Leia também: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul 

Segundo ele, o preço do tubérculo quase dobrou, em relação à semana passada. “Nossos atacadistas têm encontrado dificuldades no transporte. O produto está quase faltando e essa semana já começou com preço bem alterado. Hoje o preço está em torno de R$ 180 o saco de 25 quilos, com alta de aproximadamente 80% em relação à semana passada”, revela o técnico da Ceasa/PR.

Pilati cita ainda outros produtos que abastecem o Paraná e que devem ter preços alterados. “Dependemos de cenoura, beterraba, morango, que é um produto muito procurado nos Dia das Mães. Certamente terá uma alta bem significativa”, diz.

O técnico da Ceasa/PR aproveita para alertar os consumidores sobre os aumentos. “Já tem que ir se preparando, porque até o final da semana com certeza muitos produtos terão alta muito significativa, de 40%, 50%. Talvez até mais”, estima Pilati.

Doações para o Rio Grande do Sul

A Ceasa/PR enviará 6 toneladas de comida para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os alimentos devem partir nos próximos dias em direção ao estado gaúcho.

Leia também: Paraná envia mais de 190 toneladas de donativos para o RS nesta segunda (6)

Veja como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul no endereço www.ajudeoriogrande.com.br

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui