As vítimas das fortes chuvas que atingiram Cascavel no início do mês de junho, não receberão mais o benefício do FGTS, que havia sido liberado pela Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal. A decisão foi tomada pela instituição bancária, com a ressalva de que as áreas indicadas pela Defesa Civil era muito ampla, permitindo que pessoas não atingidas pudessem efetuar o saque.
A decisão foi informada a prefeitura no fim da tarde de terça-feira (29). Desta forma, o calendário de atendimento foi cancelado. A Caixa exigiu que a prefeitura apontasse, detalhadamente, cada residência afetada. A prefeitura negou o pedido pois, segundo nota, “a metodologia de trabalho da Comdec (Coordenação Municipal de Defesa Civil) compreende indicar áreas (regiões, bairros, distritos, ruas) e não residências individualmente”.
Ainda em nota, a Prefeitura afirma que os procedimentos tomados estão corretos e dentro das normas do Sinpdec (Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil). Além disso, os relatórios FIDE e DEMAT foram aprovados e a Situação de Emergência foi declarada e reconhecida pelas esferas estadual e federal. No entanto milhares de pessoas ficarão sem o benefício, e muitos destes, sem ter como reparar os prejuízos.