Black Friday de 2021: saiba quais foram as lojas campeãs em reclamações

Publicado em 30 nov 2021, às 15h15. Atualizado em: 5 out 2022 às 13h12.

A Black Friday de 2021 gerou alguns problemas para os clientes. De acordo com o Reclame Aqui, o volume de reclamações registrado entre quarta-feira (24) e sexta-feira (26) ultrapassou a quantidade da edição anterior em 19%. Em 2020, foram registradas mais de 13 mil reclamações, já este ano foram mais de 16 mil reclamações.

Entre os protestos dos consumidores estava a demora nas entregas e a propaganda enganosa. As lojas que mais tiveram reclamações foram os grandes e-commerces.

“De certa forma, manteve-se a tendência dos últimos anos de termos entre as empresas mais reclamadas os varejistas online. No entanto, o que se alterou foram os motivos que levaram essas lojas ao topo. Se antes os principais problemas envolviam denúncias de propaganda enganosa e dificuldades para fechar a compra, essa promessa de prazos express é o que dominou. Os varejistas, na verdade, acabaram investindo mais uma vez no marketing, em grandes atrações e lives para atrair público. Fica como reflexão para o próximo ano talvez aplicar mais esforços em negociar melhores promoções”

ressalta o CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago.

Confira abaixo a lista de lojas com mais reclamações na Black Friday: