Black Friday: aplicativo mostra locais mais procurados pelo consumidores
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores no Brasil, tanto para o varejo online quanto para o físico. Um estudo realizado pelo aplicativo de navegação no trânsito Waze mostra os setores mais procurados pelos consumidores.
- Leia mais:
Conforme a pesquisa, as lojas de vestuário cresceram (37%) em navegações no período da Black Friday de 2021, em comparação com a média anual. Os Shopping Centers (34%) e as locadoras de veículos (45%) encabeçam o pódio dos estabelecimentos com o maior crescimento no número de navegação neste período.
Black Friday: locais mais consumidos
- 45% Locadoras de veículos
- 38% Casas de Câmbio
- 37% Vestuário
- 34% Shopping
- 32% Cuidados pessoais
- 28% Lojas de brinquedos
- 26% Hotéis e joalherias
- 25% Restaurantes
- 21% Lojas de departamento
- 16% Lojas de música
- 13% Fast foods
- 9% Supermercados
“O crescimento das navegações para lojas de vestuário não é uma grande surpresa, visto que muitos consumidores aproveitam a Black Friday para renovar o guarda-roupa”, analisou a gerente nacional do Waze, Heloisa Pinho.
A profissional ainda informou que o vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia, por isso
Além disso, vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia, aceleração percentual acaba sendo mais representativa neste momento de retomada versus outras categorias menos impactadas, como supermercados.
Black Friday: compras para última hora
“Já o número expressivo de crescimento das locadoras de carro e casas de câmbio pode ser um reflexo do comportamento da população pós-pandemia, que aproveitou a vacinação já avançada e o período de promoções para viajar”, acrescentou.
Dados do Waze apontam concentração nas navegações para estabelecimentos de varejo durante os últimos dias de novembro nos últimos três anos. A data ficou tão popular que ao longo de todo o mês de novembro, os lojistas já começam a fazer promoções.
“As pessoas continuam deixando para realizar as compras da Black Friday na própria data. Apesar das promoções antecipadas, o movimento ainda é maior na semana e dia oficial”, comentou Heloisa.
De acordo com a gerente, a expectativa é que nesse ano as navegações para o varejo sejam maiores que nos anos anteriores (com restrições) e até 2019, período pré-pandemia.