Aposentadoria pelo INSS é o suficiente?
A Previdência Social é um seguro social que garante ao beneficiário uma remuneração em caso de indisponibilidade de exercer alguma atividade, seja ela por motivos de idade avançada, acidentes que causem limitações de mobilidade, alguma doença que necessite de um tratamento a longo prazo ou até mesmo para mães que precisam se afastar devido a maternidade.
As contribuições citadas são recolhidas através do órgão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e ela é descontada através da GPS (Guia da Previdência Social). Para os trabalhadores registrados, o desconto é feito na folha salarial e especificado o valor no holerite entregue ao funcionário.
Por outro lado, a Previdência Privada é um plano de previdência que não está diretamente relacionado ao INSS e destina-se a complementar o sistema de segurança social. A principal diferença entre eles é que, ao contrário do social, o privado permite determinar o montante da sua contribuição mensal no momento da contratação.
Além disso, existem dois tipos diferentes de planos de previdência. O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre), e dois tipos de tributação em cima deles: Progressiva e Regressiva.
A Previdência Privada é uma opção para quem deseja complementar a aposentadoria e garantir uma renda complementar nesta fase de sua vida.
Logo, é certo dizer que o INSS nem sempre será o suficiente para garantir sua segurança financeira em momentos de invalidez ou aposentadoria, pois tudo vai depender de qual valor é necessário para pagar o seu estilo de vida. Porém, sempre será importante diversificar suas opções e nunca contar com uma única fonte de renda para a sua aposentadoria.
Consultar um profissional pode ser um passo crucial para alcançar o sucesso financeiro! Entre em contato com a Grafo Capital Investimentos.
Fale conosco via WhatsApp: wa.me/554198812-3722