Chifres lixados e hidratados com óleo de amêndoas e crinas trançadas estão entre os cuidados de beleza recebidos pelos animais da Expo Londrina 2018

*Com informações da repórter Daniela Calsavara

Animais em exposição, ou que participam de competições e leilões, na Expo Londrina 2018, no Parque Governador Ney, em Londrina, recebem um tratamento digno de um salão de beleza.

Tudo começa com um caprichado banho de mangueira. Mas o preparo dos animais vai muito além da limpeza. A égua Jay, da raça Quarto de Milha, vai participar da Prova dos 3 Tambores. Pra isso, o pelo dela é escovado para ficar mais brilhoso. Ela também ganha um cuidado especial com os cascos e tem as barbichas aparadas.

E é comum encontrar cavalos exibindo charmosas tranças. Mas o penteado não é apenas uma questão de estética. A tratadora Juliette Tsurda explica que trançar a crina do cavalo evita que ela atrapalhe o desempenho do animal durante as provas.

Também tem caprino na Expo Londrina 2018 que recebe um tratamento VIP: pra tirar o pêlo mais velho, uma serrinha faz as vezes da escova; o chifre é lixado e depois ganha um banho de óleo de amêndoa, para dar mais brilho.

Nenhum detalhe escapa ao tratador que também dá um  trato nos cascos dos animais, como se fosse uma manicure. E quando a gente fala em mínimos detalhes, é detalhe mesmo: até os pelinhos que crescem em cima dos cascos são aparados.

Leia também: