Quem nasce em Toledo é toledano ou toledense?

por Julia Cappeletto
com informações da Roberta Cunha, da RICtv
Publicado em 16 dez 2021, às 18h06.

Depois do aniversário de 69 anos de Toledo, no oeste do Paraná, comemorado na última terça-feira (14), muitas pessoas, até mesmo moradores da própria cidade, passaram a questionar qual seria a denominação correta para quem vive no município. Afinal, quem mora em Toledo é toledano ou toledense?

Apesar do assunto estar sendo discutido agora, essa é uma dúvida que sempre existiu na cidade. Muitos moradores acham que toledano não soa muito bem.

“Na hora que você fala, soa melhor ‘toledense’. Toledano fica meio estranho”,

fala o atendente Raul Victor Modesto.

O que muita gente não sabe, é que além de Toledo aqui no oeste do Paraná, o Brasil também tem mais outras duas. Uma com o mesmo nome, que fica em Minas Gerais, e a outra no interior de São Paulo, Pedro de Toledo. Nas duas, os moradores são chamados de toledenses, mas e aqui?

Para explicar a origem do termo, a equipe da RICtv foi até o Museu Histórico Willy Barth. E conforme o servidor do município que trabalha no local há 20 anos, Anésio Zitto, a região onde hoje fica Toledo era um ponto de pouso para trabalhadores que levavam a erva mate até o Porto do Rio Paraná, em 1906. O local era administrado por um homem chamado Toledo, que possivelmente era descendente de espanhóis. E isso não é coincidência, já que também existe uma Toledo lá na Espanha

“Toledo na Espanha é uma cidade com mais de mil anos, são toledanos e toledanas. E no dicionário da gramática da Língua Portuguesa, trata disso, dizendo que Toledo na Espanha e Toledo no Paraná, os gentílicos são toledanos e toledanas. Outros lugares no Brasil chamados Toledo, como em Minas Gerais, lá o gentílico é toledense. Existe outra cidade com o nome Pedro de Toledo, que também é toledense. Esses são territórios que foram ocupados, na época, por Portugal, por isso a diferença”,

explica o servidor Anésio. 

O veredito final é toledano!

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!