Na hora da morte, cérebro tem 'flashback' e relembra momentos, aponta estudo

por Caroline Maltaca
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 23 fev 2022, às 16h34.

Já pensou reviver pela última vez algumas vivências? De forma inédita, pesquisadores conseguiram analisar o cérebro de uma pessoa no exato momento em que ela morreu. O paciente, de 87 anos, tinha epilepsia, e estava no meio de uma eletroencefalografia quando teve um ataque cardíaco fulminante e faleceu. Durante o ocorrido, cientistas de universidades da China, Estados Unidos e Canadá observaram oscilações muito específicas no cérebro que estão ligadas à memória, meditação e sonhos.

Após o caso inédito, um estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Aging Neuroscience, nesta quarta-feira (22). Conforme apontam os cientistas, o exame realizado no paciente registrou 15 minutos em imagens e ondas eletromagnéticas. Especificamente nos 30 segundos antes e depois do último batimento cardíaco do paciente, a equipe notou que foi detectado um aumento em tais ondas, conhecidas como “oscilações gama”.

Para os pesquisadores, a descoberta sugere que, momentos antes da morte, nos deparamos com “flashes” das nossas melhores lembranças. Isso porque a parte do cérebro ativada no paciente mostrou que este momento o deixou em um estado meditativo e pacífico, segundos antes de morrer.

Apesar do estudo, os pesquisadores ressaltam que a pesquisa levou em consideração dados de apenas um paciente, e que a epilepsia já havia danificado o cérebro do idoso. Portanto, mais pesquisas são necessárias para verificar se o cenário acontece em todas as pessoas.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.