Lei institui 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo
A lei que institui o dia 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (31). A data foi escolhida em homenagem a data de lançamento da obra O Livro dos Espíritos, do francês Allan Kardec, que deu início à divulgação da doutrina em todo o mundo.
A nova lei teve origem no PL 3.789/2019, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). A Câmara dos Deputados aprovou o projeto no início deste mês. Girão destacou que o Brasil é, atualmente, o país com o maior número de participantes ativos do espiritismo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem cerca de 4 milhões de pessoas que se declaram espíritas, além de 40 milhões de simpatizantes.
O senador lembrou ainda do trabalho desenvolvido pelo médium brasileiro Chico Xavier, que, segundo ele, colaborou para o crescimento da doutrina.
“Foi toda uma vida dedicada à promoção do bem e da caridade. Como médium psicografou mais de 500 livros recebidos de vários espíritos, tendo mais de 50 milhões de títulos vendidos e todos os direitos revertidos para obras de assistência social”,
afirmou.
Chico Xavier morreu em 2002, aos 92 anos de idade.