Famílias emocionalmente saudáveis
Famílias emocionalmente saudáveis criam um ambiente familiar onde todos se sentem seguros, valorizados e estimulados ao crescimento.
Famílias emocionalmente saudáveis são aquelas que conseguem manter um ambiente funcionalmente saudável e equilibrado para todos os seus membros. Algumas características comuns dessas famílias incluem:
1. Comunicação aberta
Em famílias emocionalmente saudáveis todos os membros se sentem à vontade para expressar seus sentimentos e opiniões. Quando algo não é compreendido ou é avaliado de forma equivocada, famílias funcionais buscam solucionar os ruídos comunicacionais por meio do diálogo. Sua família pode adotar a arte milagrosa de interação dialógica por meio da fala assertiva e da escuta ativa e empática. O repertório de ofensas pode ser desativado, estabelecendo-se uma comunicação não violenta.
2. Respeito mútuo
Há um respeito pelas diferenças individuais e pelas necessidades de cada um, em famílias emocionalmente saudáveis. Os membros familiares não têm receio de enfrentar suas crises e, ao invés de fugir dos conflitos, promovem o seu enfrentamento para que possam crescer através deles. Ao invés da sua família se desestabilizar, pode aproveitar as crises como oportunidades para evolução. O respeito mutuo é uma chave importante em uma dinâmica familiar facilitadora desse processo.
3. Apoio emocional
Os membros de famílias emocionalmente saudáveis se apoiam mutuamente em momentos de dificuldade. Compreendem que todos participam na convivência familiar, tanto dos momentos bons como ruins. Sua família pode incluir nesse processo tantos as atividades de lazer como as domésticas. Obviamente respeitando as faixas etárias dos membros que delimitarão as responsabilidades que cada membro familiar poderá e deverá assumir.
4. Regras claras e consistentes
Existem regras e limites bem definidos em famílias emocionalmente saudáveis, que são adotados de maneira justa e coerente. Assim, a vida familiar fica mais interativa e colaborativa. As medidas disciplinares não são impostas de forma arbitrária e intransigente. A sua família pode cumprir com a função de facilitar o aprendizado para a vida, na formação da individualidade de seus membros em harmonia com sua socialização.
5. Tempo de qualidade juntos
Famílias emocionalmente saudáveis valorizam e passam tempo juntos, fortalecendo os laços afetivos. Comprometem-se mutuamente e honram as promessas que fazem uns aos outros. Sua família se beneficiará ao adotar essa característica de forma intencional.
6. Expressão de amor e apreciação uns aos outros
O amor em famílias emocionalmente saudáveis é vivenciado como o oxigênio das relações. O tempo para amar é agora. Não importa em qual estágio do ciclo vital sua família esteja, se na fase do casal sem filhos, ou com filhos pequenos, adolescentes ou adultos, ou com os pais na velhice. Mesmo que não tenha recebido amor e abraços, é possível aprender a amar e a abraçar a partir do momento atual.
7. Fronteiras relacionais bem definidas
No sistema familiar de famílias emocionalmente saudáveis os subsistemas são vivenciados de forma clara. Por exemplo, o subsistema parental, que estabelece uma dinâmica no relacionamento entre pais e filhos, e o subsistema conjugal, que define a dinâmica no relacionamento do casal, coexistem de forma harmoniosa. Os cônjuges buscam nutrir o seu amor como casal e como pais se responsabilizam como os adultos da casa no controle emocional, na monitoria das irritações, na definição das instruções e na promoção de um clima relacional saudável.
Esses elementos são importantes características de famílias emocionalmente saudáveis que ajudam a criar um ambiente familiar onde todos se sentem seguros, valorizados e estimulados ao crescimento.
Como você percebe a sua família? Você gostaria que sua família estivesse entre as famílias emocionalmente saudáveis? Experimente desenvolver as características apresentadas acima.