Spike Lee chama Jair Bolsonaro de gângster no Festival de Cannes
Presidente do júri da 74ª edição do Festival de Cannes, o diretor Spike Lee chamou o presidente Jair Bolsonaro de “gângster” na abertura do Festival, nesta terça-feira (6).
“Este mundo é governado por gângsters. O Agente Laranja [Donald Trump] , o Cara do Brasil [Bolsonaro] e o [presidente da Rússia Vladimir] Putin. Eles são gângsters e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos. E temos que falar abertamente contra gângsteres como esse.”
Spike Lee é o primeiro presidente negro do Festival de Cannes, O cineasta é famoso por discursos politizados, além de ser reconhecido por escrever, produzir e dirigir filmes e séries que tratam de temas como racismo e desigualdade social.
“Você pensaria que pessoas negras parariam de serem caçadas como animais”, disse o cineasta, citando nominalmente George Floyd e Eric Garner, duas vítimas emblemáticas de violência policial da história recente dos Estados Unidos. De acordo com o Deadline, a afirmação rendeu aplausos dos presentes.
Confira o vídeo abaixo:
O Brasil marca presença no evento, representado no júri por Kleber Mendonça Filho, e com produções em diferentes mostras, como o curta Sideral e o longa Medusa. João Paulo Miranda Maria, o diretor de Casa de Antiguidades, também participa de forma simbólica na subida do tapete vermelho.
Festival de Cannes 2021
O Festival de Cannes 2021 acontece presencialmente, entre 6 e 17 de julho, e terá estreias aguardadas, como o musical Annette (com Adam Driver e Marion Cotillard) e a comédia A Crônica Francesa (de Wes Anderson). O Marinheiro das Montanhas, produção brasileira de Karim Ainouz, também fará parte de uma das sessões desta edição.
O evento francês ainda será palco de uma exibição especial de Velozes e Furiosos 9, e vai homenagear nomes como Jodie Foster e Marco Bellocchio com Palmas de Ouro honorárias pelo conjunto da obra.