Quentin Tarantino confirma que vai parar de fazer filmes

Publicado em 29 jun 2021, às 12h16.

Quentin Tarantino está pronto para largar o set de filmagem. Por muito tempo, o diretor de Pulp Fiction disse que queria sair no topo de seu jogo e não ultrapassar mais de 10 filmes em seu currículo. A julgar por sua filmografia no momento, ele a preencheu com nove inscrições, a última sendo Era uma vez em Hollywood. Em recente entrevista no Real Time com Bill Maher, Tarantino mais uma vez confirmou que seu décimo filme será o último.

“É por isso que quero parar! Porque conheço a história do cinema e, a partir de agora, os diretores não vão melhorar”, disse Tarantino quando Maher sugeriu que ele era muito jovem para se aposentar.

Tarantino acrescentou: “Não tenho um motivo para dizer em voz alta que vai ganhar qualquer discussão no tribunal da opinião pública ou no Supremo Tribunal ou algo assim. Ao mesmo tempo, trabalhando por 30 anos fazendo como muitos filmes que eu fiz não são tantos quanto outras pessoas, mas é uma longa carreira. É uma carreira muito longa. E eu dei tudo o que tenho”, explicou o diretor.

Para ajudar em seu argumento, Tarantino comparou sua carreira à de Don Siegel.

“Don Siegel, se ele tivesse abandonado a carreira em 1979, quando fez Escape from Alcatraz, que filme final! Que queda de microfone. Mas ele dribla com mais dois outros”, acrescentou, referindo-se aos filmes Jinxed e Rough Cut, que foram mal recebidos.

Em um ponto, Tarantino foi anexado a um projeto de Star Trek que nunca saiu do papel. Tecnicamente, esse teria sido seu décimo longa-metragem se tivesse se materializado.

“Eu escrevi um Star Trek com Tarantino, e esse era um roteiro de ficção científica no qual eu poderia me divertir e mergulhar em coisas maiores e mais amplas”, disse Mark L. Smith no ano passado.

Depois de se afastar das produções de cinema, Quentin Tarantino quer se dedicar a projetos que envolvam literatura, teatro ou podcasts. Será que ele vai fazer sucesso nesse novo rumo em sua carreira?

QUAL VAI SER O ÚLTIMO FILME DIRIGIDO POR QUENTIN TARANTINO?

Muito se especula sobre esse último trabalho dele nos cinemas. Ainda em entrevista a Bill Maher, Tarantino também revelou que estava pensando em fazer um remake de seu filme de estreia Cães de Aluguel (1992) como décimo filme, mas imediatamente desistiu e anunciou: “Não vou fazer isso […], mas já pensei nisso.”

Quentin Tarantino declarou anos atrás que Kill Bill 3 ainda pode acontecer e revelou ter conversado com a atriz Uma Thurman sobre essa possível terceira parte, continuando a história de Kill Bill – Volume 1 (2003) e Kill Bill – Volume 2 (2004). Resta esperar para saber qual vai ser o último filme na carreira dele. Uma coisa é certa: Quentin Tarantino atribui grande importância em se aposentar da direção com sucesso e não vai querer fazer qualquer filme.