Neil Gaiman fala do sucesso de Sandman no Brasil
Neil Gaiman gosta muito do Brasil, o escritor entrou para o gosto dos brasileiros com Sandman, em 1989.
“As edições brasileiras eram melhores que as norte-americanas, elas tinham versões mais detalhadas das artes ao invés de anúncios na contracapa, artigos explicando e expandindo [a história] no interior”.
Gaiman foi homenageado durante a CCXP Worlds, e deixou bem claro seu desejo de poder comparecer à versão física da convenção e lembrou de suas visitas ao país.
“A primeira vez que fui para o Brasil, acho que era 1998, eu fui muito bem recebido. Eu estava em um lugar que eu queria estar, eu estava animado de estar aí. Eu fui, conheci pessoas e voltei em 2002”.
Quando retornou pela segunda vez, sua estadia de momentos curiosos.
“Eu fui pra Bienal do Livro do Rio, onde eu comecei a perder minha voz e quando eu cheguei em São Paulo eu já estava praticamente sem voz”, recorda Gaiman, que vê o momento como a razão para a criação da lenda urbana que diz que ele é um deus do sexo. “Se eu tenho qualquer reputação no Brasil de ser um deus do sexo é porque falei com todo mundo com um suspiro grave e íntimo”.
A viagem foi marcada pela sessão de autógrafos na livraria FNAC, em Pinheiros, bairro de São Paulo.
“Foi inesquecível, eu dei autógrafo para cerca de 700 pessoas e ainda tinham por volta de 500 na fila”.
O escritor relata que o público restante ficou inquieto e, após ameaçar destruir a loja, conseguiu convencer a equipe da livraria a continuar com a sessão.
“Eu assinei para todo mundo e como eu não tinha voz, eu não podia falar com ninguém, o que significou que eu tive que abraçar muitas pessoas”.
Sandman, ganhou uma adaptação pela Netflix, até o momento a série não precisou passar por cortes, e inda no processo de gravar o piloto. A plataforma de streaming parece estar dando a liberdade que Gaiman não encontrou em outros estúdios para levar Sonho, Morte e os outros Perpétuos para as telas.
“Nós estamos fazendo a série de Sandman. Não é ‘tipo Sandman’, não é ‘parecido com Sandman’, não é ‘quase Sandman’, não é nada disso. É Sandman. Estamos mesmo fazendo isso”.
A CCXP Worlds é a primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Com cobertura do TOMMO no site e redes sociais.