Liga da Justiça – Diferenças entre o Snyder Cut e a versão final

Publicado em 20 maio 2020, às 00h00. Atualizado em: 17 ago 2023 às 17h13.

Antes mesmo de chegar aos cinemas, o filme da Liga da Justiça já estava coberto de polêmicas. Durante as filmagens, o diretor Zack Snyder deixou a produção para cuidar de sua família após o falecimento de uma de suas filhas. Para não atrasar o lançamento do longa, a Warner contratou Joss Whedon, cineasta responsável pelos dois primeiros filmes dos Vingadores, para concluir o projeto.

Após meses de refilmagens e mudanças no filme original, Liga da Justiça chegou aos cinemas e o resultado não agradou à crítica e muito menos os fãs, que passaram a exigir que a Warner lançasse a versão de Zack Snyder. A campanha foi endossada pelo próprio diretor, que não apenas passou a pedir uma chance de mostrar o chamado “Snyder Cut” (Corte do Snyder, em tradução livre), como também passou a revelar alguns pedaços do que seria seu filme através de seu perfil na rede social Vero.

Abaixo as principais diferenças entre a versão de Snyder, que será lançada no HBO Max em 2021, incluindo novos vilões, apresentação de heróis inéditos no cinema e até uma morte chocante, e a que chegou aos cinemas:

Desde a conclusão de Batman vs Superman, em que o Homem de Aço tomba na batalha contra o Apocalipse, os fãs esperavam que o herói voltaria à vida vestindo um traje preto. A referência, que prestaria homenagem à HQ A Morte do Superman, não chegou à versão final de Liga da Justiça, mas chegou a ser filmada por Zack Snyder, que compartilhou uma imagem do visual alternativo de Henry Cavill com a legenda “meu Superman”.

A batalha final de Liga da Justiça se encerra quando o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) passa a sentir medo da equipe, sendo atacado pelos seus próprios Parademônios – criaturas que se alimentam de pavor. No Snyder Cut, o vilão teria outro fim, morrendo pelas mãos da Mulher-Maravilha (Gal Gadot). Em uma imagem que mostra a heroína em posição de ataque, Zack Snyder revelou que não sabe como ele foi derrotado, mas que sua versão usaria “deuses para matar deuses”.

O Caçador de Marte é um dos heróis mais queridos pelos fãs da Liga da Justiça. Graças à sua participação nos quadrinhos e no desenho animado da equipe, J’onn J’onzz foi uma ausência muito sentida pelo público, mas a história quase foi diferente. Segundo Snyder, estava em seus planos filmar uma cena que revelaria que o General Swanwick, de Homem de Aço e Batman vs Superman, seria secretamente o marciano. O cineasta lamentou que não teve tempo de filmar essa cena com o ator Harru Lennix antes de se desligar do projeto.

Além do Caçador de Marte, o filme apresentaria Ryan Choi, diretor de nanotecnologia dos Laboratórios STAR, que no futuro viria a se tornar o herói Eléktron. Foram gravadas cenas em que Ryan Zheng vivia o cientista, mas elas não chegaram ao corte final do filme.

As Amazonas, povo da Mulher-Maravilha que vive na paradisíaca ilha de Themyscira, teria mais espaço em Liga da Justiça. A atriz Connie Nielsen, que vive a rainha Hipólita no DCEU, revelou que sua participação incluiria movimentos impressionantes que não chegaram ao corte final. “Literalmente treinei por semanas para conseguir fazer os movimentos e aí eles não colocaram [no filme]”, relembrou a atriz.

Com a missão de apresentar heróis como Aquaman, Ciborgue e Flash, que até então haviam aparecido brevemente em uma cena de Batman vs Superman, Liga da Justiça teria maior participação de personagens ligados a eles. Pelo lado do Rei dos Mares, Mera (Amber Heard) teria uma participação maior e seu mentor Vulko (Willem Dafoe) seria apresentado. Já o Velocista Escarlate teria cenas com Iris West, interesse amoroso interpretado por Kiersey Clemons.

Os planos de Zack Snyder para Liga da Justiça consistiam em uma trilogia. De acordo com o cineasta Kevin Smith, o primeiro filme seria parecido com o que chegou aos cinemas, já sua sequência mostraria a equipe indo para Apokolips para destruir Darkseid e seu exército longe da Terra. Nessa etapa, aconteceriam dois grandes eventos: não apenas o Flash voltaria no tempo para alertar sobre os perigos do futuro – que pôde ser visto em Batman vs Superman -, como o próprio Homem-Morcego retornaria ao passado. Além disso, o Batman seria morto por Darkseid, o que possivelmente tem ligação com alguma dessas incursões. Com a derrota da equipe, o vilão conseguiria vir à Terra, levando ao terceiro filme. Parte da conclusão da trilogia seria ambientada no futuro distópico que Bruce Wayne viu no pesadelo de Batman vs Superman, quando é atacado por parademônios em um deserto.

O post Liga da Justiça – Diferenças entre o Snyder Cut e a versão final apareceu primeiro em TOMMO.