Telescópio de defesa planetária será lançado pela Nasa; veja tudo que se sabe
O novo telescópio da NASA, o NEO Surveyor, terá tamanho semelhante a uma máquina de lavar roupas e ficará entre a Terra e o Sol
Ao final de 2027, a NASA deve lançar um novo telescópio de defesa planetária, o NEO Surveyor. A princípio, esse será o telescópio espacial infravermelho mais avançado da história.
De acordo com a NASA, o NEO Surveyor ficará a 1.609.344 km de distância da Terra. O local exato é chamado de ponto L1 Lagrange, onde há estabilidade gravitacional. Dessa maneira, será possível enxergar objetos que se aproximam do planeta vindos do Sol.
Leia também:
- Astronauta da NASA captura imagens de aurora diretamente do espaço
- Nasa lança satélite para identificar fontes de gases do efeito estufa
- Confira 10 invenções da NASA que você pode ter em casa
Conforme Amy Mainzer, diretora de investigação do NEO Surveyor e professora da Universidade da Califórnia, Los Angeles, o telescópio é importante para a segurança da Terra. “O NEO Surveyor está otimizado para ajudar-nos a fazer uma coisa específica: permitir que a humanidade encontre os asteroides e cometas mais perigosos com antecedência suficiente para que possamos fazer algo a respeito”, afirmou.
Além disso, a especialista afirma que o telescópio ajudará a NASA a aprender mais sobre a origem da humanidade. “O nosso objetivo é construir uma nave espacial que possa encontrar, rastrear e caracterizar os objetos com maior probabilidade de colidir com a Terra. No processo, iremos aprender muito sobre as suas origens e evolução”, acrescentou.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.