Caverna na Lua descoberta por cientistas pode abrigar humanos
Cientistas fazem importante descoberta na Lua que pode ajudar na existência de uma base fixa para astronautas
Cientistas fizeram uma importante descoberta de uma caverna na Lua. O buraco possui 100 metros de profundidade e poderia proteger humanos na área. Isso porque as pessoas ficariam abrigadas e e escapariam, por exemplo, da radiação, das temperaturas extremas e do clima espacial.
Além disso, de acordo com a “BBC“, os pesquisadores acreditam que a caverna poderia servir de local de construção de uma base permanente na Lua para astronautas.
Aliás, segundo os cientistas que participaram da reportagem, essa caverna é uma das centenas existentes na Lua. Eles descrevem o local como um “mundo subterrâneo” até hoje desconhecido. A superfície do buraco é visível a olho nu da Terra.
Lorenzo Bruzzone e Leonardo Carrer, da Universidade de Trento, na Itália, foram os descobridores da caverna. Eles localizaram o poço lunar com o uso de um radar numa planície rochosa denominada Mare Tranquillitatis. Há milhões ou bilhões de anos, a lava fluiu na superfície lunar e criou um túnel na rocha.
Os cientistas usaram o equipamento para entrar na abertura da caverna e desvendar o que havia ali dentro. Leonardo Carrer comparou a descoberta na Lua às caverna vulcânicas em Lanzarote, na Espanha.
“A vida na Terra começou em cavernas, por isso faz sentido que os humanos pudessem viver dentro delas na Lua”, afirmou Carrer.
A pesquisa da dupla foi publicada na revista científica Nature Astronomy.