Verme em cachorro: sintomas e como prevenir
As verminoses, isto é, as doenças causadas por verme em cachorro, infelizmente são comuns no dia a dia dos animais de estimação. Por este motivo, é indispensável que os tutores sigam corretamente a sua carteira de vacinação e ainda saibam como prevenir o contato dos animais com esses parasitas. Ainda não sabe quais são as doenças que os vermes podem causar e como prevenir seu pet? Vamos te ajudar!
Quais são as doenças causadas por verme em cachorro?
Primeiramente, é importante compreender que as doenças parasitárias são muito comuns em animais domésticos, principalmente para os que seguem uma rotina de passeios externos em campos, jardins, canteiros, calçadas e entre outros locais. Isso porque, esses pets acabam ficando mais expostos a diferentes vírus que são transmitidos por contato direto.
Dessa forma, a vermifugação deve ser alvo de total atenção por parte dos tutores. É indispensável que os animais sejam vacinados corretamente, isso faz com que em casos de infecções, os vírus cheguem com menor força no organismo dos animais. Vale destacar também que muitas dessas doenças parasitárias são zoonoses, isto é, também podem ser transmitidas para os seres humanos.
Sintomas das principais doenças
Existem por aí um número alto de vírus que podem causar doenças aos animais, algumas mais perigosas e outras com menor risco. No entanto, em sua maioria, como atingem o intestino dos animais, os principais sintomas dessas doenças são:
- Diarreia;
- Vômito;
- Perda de peso;
- Anemia;
- Apatia.
Por isso, caso perceba alguns desses sintomas no seu animal de estimação, procure um veterinário o quanto antes. Só um especialista poderá analisar o caso e identificar qual o melhor tratamento para o seu pet.
Conheça algumas das principais doenças trazidas pelo verme
Entre as mais conhecidas doenças causadas por verminoses, estão:
- Toxocaríase: uma das mais graves doenças causadas por vermes, a toxocaríase afeta os olhos, pulmões, fígado, rins e até o cérebro dos animais, ocasionando perda de peso, anemia e fraqueza excessiva. A sua contaminação ocorre por meio de contato com fezes infectadas com os ovos do parasita. Outra maneira de transmissão é através da amamentação ou ainda a gestação. Essa á uma doença zoonose e, por isso, elas podem atingir seres humanos.
- Dipilidiose: a contaminação dessa doença acontece quando o animal ingere alguma pulga que está infectada. No organismo do animal, as larvas se instalam no intestino delgado e se proliferam. No caso da dipilidiose, não existem sintomas muito aparentes, além da diarreia, anorexia e, por consequência a perda de peso. Um sintoma de destaque também é o prurido anal – quando o animal apresenta repetidamente o movimento de arrastar o bumbum no chão.
Como funciona o tratamento dessas doenças?
A maioria das doenças parasitárias possuem um tratamento através de medicamentos disponíveis no mercado. O que é uma ótima notícia! Para iniciar esse tratamento, no entanto, é indispensável a visita ao médico veterinário, ele é o profissional qualificado em analisar cada caso e indicar a medicação correta para o seu pet. Por isso, caso seu animal de estimação esteja apresentando algum dos sintomas de verme em cachorro, já para o veterinário!
Fonte: Cobasi