Startup lança plataforma de controle de saúde para cães e gatos

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 16 maio 2022, às 00h25. Atualizado em: 11 maio 2022 às 10h29.

Com crescimento em disparada, o mercado pet aumentou em 27% a demanda, registrando faturamento de R$ 51,7 bilhões no último ano, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil. De olho neste mercado, os sócios Gabriela Mendes (35) e Filipe Miranda (34) lançaram o Guiavet, marketplace focado na saúde e bem estar de cães e gatos, que conecta tutores a empresas do setor pet, gerando demanda inteligente.

Para as mães e pais de pets, a plataforma traz mais tranquilidade em relação à saúde e bem-estar dos seus animais, auxiliando nos cuidados do dia a dia e levando informação de confiança, por meio da plataforma de telemedicina, que inclui serviço de alertas de saúde gratuitos e orientações online com veterinários. A startup mineira fundada em novembro de 2021 já conta com mais de 8 mil usuários cadastrados e 22 mil seguidores em suas redes sociais e espera oferecer atendimento para mais de 20 mil pets este ano.

“Nós fazemos o gerenciamento dos controles de saúde, lembrando os dias de vacinação, controle de parasitas, visitas ao veterinário e outros cuidados com cães e gatos, pois acreditamos que manter os controles de saúde em dia impactam positivamente tanto na saúde dos animais quanto no bolso dos tutores. Por isso, criamos um canal que aproxima clínicas, pet shops e profissionais da medicina veterinária às mães e pais de pets, criando um relacionamento duradouro para que acompanhem as demandas e os cuidados com seus bichanos”, explica Gabriela Mendes, Co-founder e CEO da marca.
 

Já para as PME’s do setor pet, a startup ajuda a escoar melhor seus produtos e serviços, por meio de um canal digital que sinaliza quando os tutores vão precisar de produtos e serviços oferecidos por petshops, empresas de banho e tosa e clínicas veterinárias cadastradas. Além disso, a Guiavet automatiza o recebimento da demanda e consegue gerar inteligência de dados para o negócio, à medida que as empresas aderem à plataforma.

O levantamento do Instituto Pet Brasil mostra ainda que pets shops de pequeno e médio portes são os principais canais de acesso aos produtos veterinários e representam 48% de todas as vendas do setor. Atualmente, o Brasil tem mais de 98 mil empresas que atuam no comércio varejista de produtos e serviços voltados para animais de estimação ou de medicamentos veterinários, segundo pesquisa da Cognatis com dados da Receita Federal. 

“O foco do Guiavet é que a nossa tecnologia e serviço de telemedicina inteligente entreguem previsão de demandas aos parceiros, além de nos anteciparmos sobre possíveis problemas de saúde que os pets possam ter no futuro. Queremos que estas empresas tenham condições de se manterem saudáveis diante dos desafios de margens apertadas e da competitividade que vai para além da loja física”, explica Filipe Miranda, Co-founder e CTO da startup.