Saúde única: saiba qual é a importância e a conexão entre o bem-estar animal, humano e ambiental 

Canal de Estimação

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 23 jan 2024, às 00h54. Atualizado em: 21 fev 2024 às 10h41.

Uma das primeiras leis sancionadas em 2024 pelo governo federal, institui o Dia Nacional da Saúde Única Lei 14.792/24. A data, a ser comemorada anualmente no dia 3 de novembro representa um marco significativo na abordagem integrada das áreas de saúde, destacando a importância de considerar os laços intrínsecos entre os cuidados com animais, a saúde humana e o equilíbrio ambiental.
 

O conceito é amplo, mas é possível ver exemplos concretos dessa interconexão. Começando pelos benefícios da relação humano-animal, cada vez mais intensa, entre pets e seus tutores. A nova lei vai ao encontro de informações de pesquisas recentes, realizadas em várias partes do mundo e que apontam todos os benefícios da relação com pets para a educação e para a saúde física e mental de crianças, adultos e idosos. Entre estes estudos, cabe destacar análises feitas pelo Waltham Petcare Science, centro de investigação sobre animais de estimação da Mars Petcare, que mostram que a interação humano-animal contribui para rotinas mais saudáveis das pessoas.
 

Líder global no setor de cuidados para animais de estimação, a Mars Petcare, dona de importantes marcas, como PEDIGREE®️, WHISKAS®️, e Royal Canin®️, já vem reforçando seu compromisso com o conceito de “One Health” (Saúde Única), enfatizando que abordagens integradas são essenciais para enfrentar desafios complexos de saúde global.
 

“Os animais de estimação estão presentes em mais de 70% dos lares dos brasileiros e ocupam um lugar especial nas nossas famílias e queremos que eles desfrutem de uma vida longa, feliz e saudável. Da mesma forma, a cada ano avançamos em nossa agenda de Sustentabilidade e Propósito, com ações concretas que vão desde a produção das matérias-primas até a forma de distribuição dos nossos produtos, passando pelo apoio à adoção de pets e combate ao abandono. A aprovação da Lei da Saúde Única fortalece ainda mais a conexão entre os cuidados com animais, a saúde humana e a preservação do meio ambiente”, avalia Sarah Bonadio, Diretora de Assuntos Corporativos.

Pesquisadores de Waltham já realizam estudos sobre nutrição e saúde dos animais de estimação há mais de 50 anos e hoje, estão fortemente empenhados em analisar a ligação humano-animal, e a forma como os animais de estimação podem reduzir a ansiedade e melhorar relações sociais, incluindo o apoio a crianças na sala de aula.