Por que os gatos não gostam de porta fechada? 

Canal de Estimação

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 21 ago 2024, às 00h08. Atualizado em: 10 ago 2024 às 12h15.

De fato, os humanos estão na Terra para servir aos reis supremos: os bichanos! Na cabeça do pet, o tutor deve satisfazer a todas as suas necessidades, por exemplo, deixar a circulação livre pela casa inteira.

É simples: é uma ousadia fechar a porta para um gato! Logo ele, que deve reinar de forma soberana em seu território! Como ele vai investigar e ver se está tudo bem no reinado se não tem acesso a todos os cômodos? Confira, a seguir, alguns motivos pelos quais os felinos ficam incomodados quando não têm livre circulação.

Territorialismo

Brincadeiras à parte, pode ser complicado entender por que gato não gosta de porta fechada. Para os humanos, ela pode ter significados diversos, como um aviso de “não entre”, ou pode ser um hábito como qualquer outro.

No entanto, para os gatos, as portas fechadas são um obstáculo para os instintos porque os impedem de vigiar o território. Como a espécie é extremamente territorialista, realmente tem necessidade de saber o que está acontecendo em todos os cômodos da casa!

Liberdade

Fora o fato da territorialidade, o tutor precisa considerar a liberdade do bichano. Se ele sempre teve acesso ao cômodo, mas encontra uma barreira, isso se torna uma disputa de gatos e portas fechadas.

Imagine um cômodo em que o gato costumava entrar, saltar, subir e descer dos móveis. De repente, o bichano se depara com a porta fechada! Isso é ultrajante! Nesse lugar, pode estar o esconderijo preferido do pet, por exemplo? Então, ele vai arranhar a porta com o intuito de colocá-la abaixo!

Curiosidade

A curiosidade é outro motivo por que gato não gosta de porta fechada. Imagine um mundo de odores que não pode ser explorado! Os bichanos são sabidamente curiosos. Por isso, as entradas barradas são um empecilho para as aventuras felinas.

Por ser muito curioso, o felino pode ficar frustrado ao ver uma barreira que impede sua exploração. Irritado, ele pode miar insistentemente até que alguém satisfaça sua vontade. É possível ver o gato arranhando a porta do quarto quando ele quer entrar a todo custo, por exemplo.

Natureza controladora

Para os felinos, a casa é deles. Assim, fica fácil entender por que gato não gosta de porta fechada! Ela impede que ele exerça o controle sobre aquilo que ele julga ser dele! A birra que ele faz é parecida com a de uma criança mimada, não é?

Diferentemente do cachorro, que normalmente acata as ordens do tutor sem questionar, o gato sente-se desafiado. Ele pode entender a porta fechada como uma afronta ao instinto e uma limitação ao poder de controle do território dele.

Grude: gatos adoram a companhia dos tutores

Uma grande mentira criada sobre os bichanos é que eles não são apegados aos tutores. Na prática, quem tem um gatinho sabe o quanto ele gosta de estar por perto.

Os gatos adoram ver o que os humanos estão fazendo, observar os movimentos e dormir tranquilamente ao lado dos tutores durante as tarefas diárias. Além disso, eles costumam seguir as pessoas pela casa.

Pois é, realmente, gato não gosta de porta fechada! Quando tem alguém do outro lado, especialmente se essa pessoa for a preferida do pet, ele sente a necessidade de transpor essa barreira indesejada a qualquer custo.

Insegurança

Embora os gatos sejam excelentes caçadores, eles também podem ser presas. São comuns, nos Estados Unidos, casos de bichanos que foram caçados por coiotes ou raposas.

Um gatinho mais inseguro pode ver uma porta fechada e ficar ansioso com o que pode estar do outro lado, sentindo que está em perigo. A situação configura-se como uma ameaça na cabeça do pet. Ele pode ficar amedrontado, buscando constantemente pela companhia do tutor.

É comum esses gatinhos sofrerem com um problema chamado Síndrome de Pandora. Ela acontece quando o estresse do pet é maior do que ele pode suportar. Infecções urinárias recorrentes são um sintoma muito comum desse quadro.

O que fazer quando nem todas as portas da casa podem ficar abertas para o gato?

Existem situações em que o tutor não quer que o gato entre em um determinado ambiente, seja para a segurança do pet, seja porque ele simplesmente não pode adentrar aquele cômodo.

É comum isso acontecer com a chegada de um bebê humano. O quarto do novo integrante da família torna-se proibido para o bichano. Por isso, a porta fica sempre fechada. Outra situação recorrente ocorre com gatos bagunceiros, principalmente no período noturno.

Enquanto o tutor quer dormir, o danadinho quer correr e brincar em plena madrugada! Sendo assim, por que não fechar a porta para o gato para as pessoas poderem dormir em paz, certo? A questão é acostumar o bichano a isso!

Pode parecer difícil, mas uma forma é ignorar os chamados. Outra dica é brincar bastante com o bagunceiro antes de dormir, para cansá-lo. No caso de locais proibidos, sempre que ele chegar perto da porta, distraia-o com petiscos e afaste-o de lá.

Fonte: Petz.