Perigos para os gatos em casas sem tela de proteção

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 6 maio 2022, às 00h28. Atualizado em: 5 maio 2022 às 10h28.

O estilo de vida nas grandes cidades vem mudando e há um crescimento na busca e preferência por morar em apartamentos. Esse favoritismo é, muitas vezes, impulsionado pelo fato de se ter gatos em casa e priorizar a segurança do pequeno felino. 

Por isso, a maioria das ONGs que fazem um trabalho sério e responsável têm como protocolo a adoção somente por famílias que morem em lares telados, não somente, as janelas e sacadas da sala, mas, também, as janelas dos quartos, banheiros, área de serviço e cozinha, assim como área externa da casa ou qualquer abertura para circulação de ar ou possível fuga.

Comportamento felino

Diferentemente dos cães, os gatos possuem hábitos muito peculiares, como a caça e a preferência por locais altos, como móveis, prateleiras, geladeiras, enfim, todo e qualquer local alto em que eles tenham uma visão ampla de todo o ambiente e, dessa forma, se sintam seguros ali.

Dentre esses locais elevados, muitas vezes, estão os muros, as janelas e sacadas da casa, ainda que sejam muito altos e nos faça pensar que eles não alcançariam pular naquela altura.

Engana-se quem pensa assim! Uma coisa é bem certa: nunca duvide da capacidade de um gato. Eles são caçadores natos, e apesar de não precisarem caçar para conseguir comer, eles agem assim instintivamente, expressando os hábitos naturais de ser um gato.

Logo, ao ver um passarinho voando ou qualquer outra coisa se movendo lá fora, o seu instinto o fará saltar pela janela ou varanda a fora e despencar trazendo consequências, muitas vezes irreversíveis, inclusive ao óbito imediato.

Especialistas em felinos ressaltam ainda que os acidentes por queda de grandes alturas são conhecidas como Síndrome do Gato Paraquedista, e acontecem na maioria das vezes quando os tutores acreditam na possibilidade de os gatos se acostumarem a ver a janela ou varandas livres e terem a consciência do perigo que estão correndo se pularem, e por isso, acreditam que eles não seriam loucos de fazer isso. No entanto, este é o maior perigo de todos, pois, não se trata de uma questão de adaptação, educação, treinamento ou consciência do gato, mas, sim, de um comportamento inerente a todos os felinos.

A importância das telas

Por isso a rede de proteção é uma condição inflexível. É ela que garantirá a segurança do seu gatinho.

A rede de proteção é essencial não apenas para que o gato não caia pela janela ou varanda a fora, mas também para garantir a segurança e conforto de todos da família.

Com as rotas de saídas devidamente teladas, as janelas podem ficar abertas, permitindo a ventilação, assim como um dos hábitos preferidos dos gatos: ficar na janela vendo o movimento da rua sentindo o ventinho no rosto.