Conheça os principais cuidados para seu gato viver mais e melhor

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 15 fev 2022, às 00h02. Atualizado às 16h05.

Os felinos são animais leais, ótimos parceiros para ter em casa. O melhor é que a expectativa de vida desses animais é grande, por isso são companheiros para toda vida, quando bem tratados! Mas quanto tempo vive um gato? E quais cuidados são essenciais para prolongar a longevidade dos pets? Confira!

Quanto tempo vive um gato?

Os gatos vivem de 14 a 20 anos. Inclusive, alguns felinos podem ultrapassar essa marca, como é o caso da gatinha Crème Puff! Ela viveu 38 anos e é considerada, até hoje, o gato mais velho do mundo.

Quanto tempo vive um gato vira-lata?

A expectativa de vida de um gato não está ligada à sua raça, mas às condições de saúde, alimentação, cuidados, estilo de vida e à castração.

Se o gato passa longos períodos na rua, sua longevidade cai de 3 a 10 anos. Isso porque ali o pet está exposto a uma série de problemas, como doenças infecciosas, envenenamento, maus tratos, acidentes e brigas.

Quanto tempo vive um gato doméstico?

Os gatos caseiros têm expectativa maior do que aqueles que vivem nas ruas. Como passam o dia em casa, não estão expostos aos perigos externos. No entanto, é importante que o tutor faça a gatificação do lar, para evitar problemas como obesidade e estresse.

O gato doméstico vive cerca de 15 anos.

Cuidados para o gato viver mais

Agora que você já tem uma média de quanto tempo vive um gato, aprenda os principais cuidados para o dia a dia, que prolongam a expectativa de vida do seu bichinho.

Alimentação balanceada

A alimentação felina deve ser nutritiva, com todos os nutrientes necessários para seu bom desenvolvimento. Além disso, como esses pets bebem pouca água por natureza, tutores podem oferecer rações úmidas para incentivar a ingestão.

Mas lembre-se de não exagerar para não deixar o pet obeso!

Gatificação de casa

Os gatos têm instinto predador por natureza. Por isso, incentivar seus comportamentos naturais é uma boa forma de mantê-los entretidos, livres de estresse e com o peso ideal!

Para tanto, aposte no enriquecimento ambiental do lar. Assim, ele irá se divertir sempre. Prateleiras, arranhadores e brinquedos que estimulam o raciocínio são ótimas opções!

Quem mora em apartamento deve colocar redes nas janelas, para evitar que o pet pule ou escape para rua.

Higienização

Gatos são animais muito higiênicos por si só. Mesmo assim, tutores devem se atentar à higienização do animal.

  • Limpe a caixa de areia e remova o excesso de sujeira, para evitar doenças e infecções.
  • Escove os dentinhos do pet todos os dias, ou pelo menos três vezes na semana.
  • Escove o pelo do animal com frequência, de acordo com o tamanho da pelagem.

Castração

castração é fundamental em todo felino doméstico, porque evita que ele brigue por território ou fêmeas, e diversos tipos de doença. Além disso, a castração diminui o aumento da população felina. Em consequência, o número de gatos abandonados também cai.

Consultas no veterinário

Tutores devem levar os gatos ao veterinário uma vez por ano. Isso ajudará a detectar e prevenir qualquer problema!

Fonte: Cobasi