Conheça os benefícios dos comedouros elevados para gatos

por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Publicado em 27 jul 2022, às 00h28. Atualizado em: 29 jul 2022 às 14h44.

Não basta a ração ser de alta qualidade, a maneira como seu gato come é outro fator que contribui para o bem-estar do animal. 

Os felinos têm hábitos alimentares diferentes dos cachorros. Eles comem várias vezes ao dia e, por isso, o comedouro deve oferecer conforto durante as refeições, como os comedouros elevados.

Mas, quais são os benefícios do comedouro elevado?

Além de ser mais bonito em sua estética, os comedouros elevados proporcionam mais conforto e qualidade de vida, pois, evita que o seu gato venha a ter problemas futuros.

Quando eles comem com a cabeça abaixada, prejudicam não somente as articulações e sua coluna, visto que essa posição também pode comprimir o estômago do seu pet.

Quando a cabeça do gatinho fica mais baixa do que a barriga ao comer em um comedouro no chão, o  esôfago também se direciona para baixo, causando refluxo e vômito. 

Ao contrário, o  comedouro elevado diminui o risco de o animal engasgar. Além disso, possibilita que a estrutura corporal fique na posição correta. Essas questões são ainda mais importantes para o felino que já apresenta problemas de saúde, como os idosos, por exemplo.

O comedouro elevado para gatos é essencial também para os gatinhos de raça maiores, como o Ragdoll, os Persas, além daqueles que têm dificuldade de locomoção como artrite, problemas renais, refluxo, megaesôfago e problemas na coluna.

Como escolher o modelo adequado

Para saber o ideal para o seu gato, alguns critérios devem ser levados em consideração. O produto deve ser fabricado especialmente para os animais de estimação e não podem conter substâncias tóxicas.

Além disso, seu design deve ter uma base sólida, pesada, para que o gato não consiga virar a ração ou a água.

Outro ponto importante a destacar quanto ao design é a facilidade de limpeza do comedouro para que não fiquem restos de alimentos presos em algum lugar. Essa característica garante a higiene do utensílio de forma prática. 

Atenção, também, à profundidade. Para os felinos, quanto mais raso for o comedouro, melhor, pois evita o atrito do bigode com o recipiente durante a alimentação. 

A altura também deve ser levada em consideração, pois, o ideal é que o comedouro fique na altura no cotovelo do gato, por isso, se você tem mais de um gatinho em casa, deve escolher o melhor para cada um deles e não comprar todos iguais, só porque todos são gatos.