Como escolher cachorro ideal para sua companhia
Se você está pensando em ter um cachorro, é muito importante que você escolha um que combine com você e com seu estilo de vida.
PEDIGREE, CRUZA OU MESTIÇO?
Você sabia que existem mais de 200 raças reconhecidas de cães? Se adicionarmos todos esses adoráveis cruzamentos e mestiços, temos centenas de outros tipos para escolher. Se esta é a primeira vez que você vai ter um cachorro, talvez a primeira coisa que você deva considerar é se você quer um cachorro com um pedigree, uma cruza ou um mestiço.
A vantagem de escolher um cão com pedigree (também chamado de “raça”) é que existe um certo grau de previsibilidade. Você pode estar praticamente certo de que seu amigo de quatro patas terá um certo tamanho, comprimento e textura de pelo, caráter e grau de energia, e também conhecerá algumas doenças possíveis que podem afetar certas raças.
Até mesmo alguma previsibilidade é possível no caso de um cruzamento. Cães cruzados são filhos de pais de duas raças diferentes, mas pode ser difícil ter certeza de qual raça, se apenas uma, determinará a aparência e a personalidade do cão. Por exemplo, uma cruz de Border Collie-Labrador pode ser tranquila, cheia de energia ou nenhuma dessas opções.
A diversão começa com os mestiços (vulgarmente chamados de “vira-latas”). Eles vêm de ascendentes sem pedigree na maior parte das vezes, e embora algumas vezes características de raças reconhecíveis possam ser observadas neles, isso é geralmente uma tarefa de adivinhação. Uma das muitas vantagens dos mestiços é que eles tendem a ser mais saudáveis, uma vez que eles têm um pool genético mais amplo, ou seja, são menos propensos a ter problemas hereditários.
FILHOTE OU ADULTO?
Não se fala em “cara de cachorrinho abandonado” em vão: há algo nos filhotes que os torna totalmente irresistíveis. Eles podem ser fofos, mas isso não significa necessariamente que um filhote é a melhor escolha para sua casa e para você.
Se você está pensando em ter um filhote, perceberá que eles são curiosos por natureza e que estão dispostos a aprender, por isso é essencial que você tenha tempo para treiná-los. Com amor, atenção e treinamento, você pode transformar essa tela entusiasmada em uma obra de arte! O treinamento é divertido, mas também é um trabalho duro: você terá que ensinar tudo, desde o controle do esfíncter até o passeio de coleira. Se você tiver o tempo e a paciência necessários, descobrirá que seu esforço será recompensado com sua transformação, além disso, será criado um grande vínculo entre seu filhote e você.
Outra opção é dar um novo lar a um cão “adolescente” ou adulto. Se é o seu primeiro cão, talvez um cão mais velho se adapte melhor ao seu estilo de vida.
A maioria dos cães adultos chegará até você com algum treinamento e socialização. No entanto, isso não significa que o trabalho está terminado, ainda há muito a fazer e não há razão para que você não forme um vínculo tão forte com ele como qualquer filhote. Lembre-se que todos os cães podem continuar aprendendo e se adaptando por toda a vida.
Infelizmente, alguns dos cães adultos que você vai encontrar não tiveram a sorte de desfrutar de um lar amoroso, por isso eles podem chegar até você com uma certa “bagagem emocional”. Esses cães precisam de mais amor, tempo e paciência, mas tudo que você dará será tremendamente gratificante tanto para o seu cão quanto para você, e resultará em uma amizade por toda a vida. Trabalhar juntos no treinamento te ajudará a criar um vínculo especial e fortalecer a confiança entre vocês. A equipe e os voluntários dos abrigos de animais ajudarão você a escolher o cão certo para se tornar seu companheiro perfeito.
MACHO OU FÊMEA?
Outra coisa que você tem que pensar antes de ter um cachorro é se você prefere um macho ou uma fêmea. Existem muitas opiniões diferentes e, no final, a decisão dependerá das suas preferências pessoais.
Alguns donos dizem que as cadelas são mais fáceis de treinar e tendem a ser mais carinhosas, enquanto outros dizem que são mais independentes e distantes. Costuma-se dizer que os machos são mais agressivos, embora a castração possa facilitar seu controle se eles começarem a ser ousados demais e autoconfiantes (no entanto, isso varia de acordo com a idade da castração e de um cão para outro).
Não há uma resposta simples; lembre-se que, em grande parte, o caráter e comportamento de seu cão dependerá de sua própria personalidade e da quantidade de tempo que você gasta no treinamento e socialização.
Às vezes, cães de um ou outro sexo sem castração podem ser difíceis de controlar. Os machos podem perambular em busca de fêmeas e as fêmeas não castradas podem ser difíceis de controlar durante o cio, além de sofrerem de gestações psicológicas. Se você está pensando em reprodução, esses são os obstáculos que deve de superar. Por outro lado, as gestações indesejadas podem causar problemas desnecessários para o sua cadela e para você, como possíveis complicações durante o parto e a busca de um lar para os filhotes. O custo da castração de uma fêmea é geralmente maior do que o custo de castração de um macho, especialmente se ela já estiver prenha.
UM CRIADOR OU UM ABRIGO DE ANIMAIS?
Se você quer um cachorro com pedigree ou uma cruza, a melhor coisa que você pode fazer é encontrar um criador confiável. Entre em contato com um clube de criadores que tenha uma lista de ninhadas disponíveis ou que possa colocá-lo em contato com outros criadores de sua área. Tente escolher um criador que faça parte da lista de criadores credenciados.
Pode ser extremamente gratificante adotar um cão de um abrigo de animais e oferecer a ele uma segunda chance na vida. Há muitos cães que esperam encontrar o calor de um lar definitivo. Cada cão tem sua própria história e muitos deles, que perderam seu primeiro lar sem fazer nada para merecer isso, ficariam felizes em fazer parte do seu.
Os centros responsáveis se preocupam em escolher o cão certo para cada pessoa: eles não querem que eles sejam rejeitados novamente ou que você tenha que cuidar de um cão que não é adequado para você. A equipe examina cuidadosamente os cães que hospedam e passará algum tempo tentando conhecer você, sua família e seu estilo de vida antes de recomendar um de seus cães. Eles ficarão felizes em aconselhá-lo e responder a todas as suas perguntas.
Como era de se esperar, existem mais cães adultos procurando por um novo lar do que filhotes, e quando tem filhotes para adoção, eles tendem a ser adotados rapidamente. Se você decidiu adotar um filhote, você terá que entrar em contato com vários abrigos ou refúgios, ou ir até longe para encontrar o certo para você.
Quer você compre um cão de um criador ou o adote de um abrigo, pode ter certeza de que te espera um futuro repleto de aventuras divertidas com seu novo amigo!
Fonte: Purina