Cães sem apetite pode ser grave?
Quando o tutor vai oferecer o almoço para o peludo e nota o cachorro sem apetite, logo fica preocupado. Será que ele está doente? Embora essa possibilidade realmente exista, pode ser que ele apenas esteja sem fome naquele momento. Veja as possíveis causas e saiba o que fazer!
Cachorro sem apetite: será que é grave?
Para saber se o cachorro com falta de apetite pode estar doente ou não, o tutor deve observar algumas coisas. A primeira delas é se o peludinho continua bem, brincado, alegre e bebendo água. Caso siga disposto, isso é um bom sinal.
Também é preciso observar se ele não apresenta nenhum outro sinal clínico, como vômito ou diarreia, por exemplo. Por fim, é necessário avaliar a duração da falta de apetite em cachorro.
Vamos supor, por exemplo, que você foi dar ração para o pet na hora do almoço e ele não quis comer, mas está bem, sem nenhum outro sinal clínico. Nesse caso, o indicado é esperar para ver se ele come mais tarde.
Muitas vezes, ele apenas não está com fome naquele momento ou, devido ao clima quente, naturalmente vai comer menos ou em menor quantidade. Espere, pois, se ele voltar a se alimentar à noite, está tudo bem.
Entretanto, se o peludo não voltar a se alimentar e ficar 24 horas sem comer, algo pode estar errado. O mesmo vale para casos em que ele apresente qualquer outra alteração, seja fisiológica ou comportamental. Nessa situação, é preciso levá-lo ao médico-veterinário.
Quais outros sinais que um cachorro sem apetite pode apresentar?
Se você notar o cachorro sem fome e perceber qualquer alteração nele, é preciso que ele seja examinado, pois pode estar doente. Dentre os sinais clínicos que comumente são observados estão, por exemplo:
- apatia;
- vômito;
- diarreia;
- tosse;
- secreção nasal e/ou ocular;
- dificuldade em defecar;
- ingestão frequente de grama;
- halitose.
O que pode deixar o cachorro sem apetite? O que fazer?
A falta de apetite pode ser tanto uma questão individual e momentânea, como um problema de manejo ou até uma doença. Em casos mais simples, o cachorro sem apetite pode ser resultado de:
- troca repentina de ração;
- ração mal armazenada, que umedeceu e perdeu o cheiro agradável para o animal;
- dias muito quentes, que fazem com que, naturalmente, o pet coma menos;
- alguma alteração na rotina do animal, como, por exemplo, a chegada de um pet novo, que possa ter causado estresse ao animal mais velho;
- ausência de alguém querido.
Nesses casos, o que fazer quando o cachorro está sem apetite? Como são coisas pontuais, provavelmente, você conseguirá corrigir o problema em casa. Veja algumas dicas abaixo.
- Caso tenha trocado a ração recentemente, o que dar para cachorro sem apetite? Nesse caso, compre a anterior e ofereça a ele. Isso pode ser o suficiente para que o peludinho volte a comer;
- Forneça um petisco ou outra coisa que ele goste e que costume comer para ver se ele aceita;
- Alimente o pet com ração úmida, que costuma agradar até aos peludinhos mais exigentes;
- Caso tenha um animal novo em casa, certifique-se de que o seu cão tem como se alimentar longe dele, para evitar disputa por território na hora da comida;
- Alguém que o cãozinho gosta viajou? Leve-o para dar uma volta e brinque com ele para que se sinta mais feliz. O peludo pode estar sentindo falta da pessoa.
Acho que ele está doente, o que pode ser?
Se o cachorro sem apetite apresentar qualquer alteração de comportamento ou outro sinal clínico, provavelmente, ele precisa de tratamento. O mesmo vale para quando o tutor tenta todas as dicas de troca de ração ou fornecimento de um alimento que o cão gosta muito, mas, mesmo assim, o animal não volta a se alimentar.
Cachorro sem apetite o que fazer? Nesses casos, será preciso levá-lo ao médico-veterinário para que ele seja examinado. Afinal, há várias doenças que podem deixar o cachorro sem apetite. Dentre elas:
- gastrite;
- verminose;
- pneumonia;
- afecção bucal, como, por exemplo, gengivite;
- doenças hepáticas;
- doenças renais;
- cinomose;
- parvovirose.
O peludinho precisará ser examinado para que o diagnóstico possa ser definido. Na sequência, o médico-veterinário irá definir o melhor tratamento. Afinal, são inúmeras as doenças que podem afetar o apetite dos cães.
Fonte: Centro Veterinário Seres