Alimentação mista: a melhor maneira de mimetizar a dieta natural de seu gato

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 4 abr 2023, às 00h56. Atualizado em: 6 abr 2023 às 10h57.

Graças a milhares de anos de oportunidades e desafios da natureza, o corpo, o metabolismo e as necessidades dietéticas de seu gato evoluíram e se tornaram bastante específicos, muito mais que os de um cão.

Hoje em dia, mesmo que o seu gato tenha hábitos de caça e ocasionalmente coma ratos, pássaros ou insetos, a maior parte da ingestão de seus alimentos depende de você. Entender quais tipos de alimentos e condições de alimentação favorecem os gatos (ou seja, por que eles preferem algumas texturas e temperaturas), bem como seu equilíbrio único de hidratação, pode ajudá-lo a tomar as decisões certas.

Estudos demonstraram que a alimentação mista, que combina alimentos secos e úmidos nutricionalmente completos todos os dias, é a mais adequada para atender às necessidades de seu gato em termos de saúde, pois se refere ao tipo de alimentação mais próximo do comportamento específico da espécie, o qual os gatos desenvolveram pela primeira vez na natureza.

1) OS GATOS AMAM A CROCÂNCIA DO ALIMENTO SECO

A cartilagem pegajosa da presa é o que limpa os dentes dos gatos selvagens. Não são os ossos da presa, como alguns afirmam. No entanto, a crocância das cartilagens satisfaz os gatos naturalmente. Na natureza, eles satisfazem suas necessidades alimentares comendo insetos ricos em proteínas. Se você já viu seu gato perseguindo e capturando um inseto, agora você sabe o motivo. Contudo, uma dieta exclusivamente seca pode tornar a desidratação um risco para o seu gato se ele não tiver acesso à água de bebida.

2) OS GATOS EVOLUÍRAM PARA OBTER SUA HIDRATAÇÃO DAS PRESAS

Os gatos adoram a textura dos alimentos secos, mas também se beneficiam dos alimentos úmidos. Por quê? Os gatos evoluíram em climas secos, como as planícies africanas, onde sua principal fonte de hidratação era o sangue e a água presentes nas presas, como ratos e pássaros. Com a alimentação mista, você consegue manter esse equilíbrio de hidratação saudável, garantindo que parte de sua dieta diária inclua alimentos úmidos ricos em água.

Os gatos também procuram água naturalmente. Certifique-se de que o seu gato sempre tenha um recipiente cheio de água limpa e fresca em um local que seja fácil de encontrar e retornar. Se o seu gato bebe pouca água, você também pode colocar várias vasilhas espalhadas pela sua casa, o que torna a busca por água ainda mais fácil.

3) A CARNE É O INGREDIENTE MAIS IMPORTANTE

Ao contrário dos cães, que são onívoros naturais, os gatos pertencem a um grupo de espécies chamadas de “carnívoros obrigatórios”. Isso significa que a saúde dos gatos depende da ingestão de carne, com níveis adequados de proteínas, gorduras, aminoácidos, vitaminas e minerais. Tantos os alimentos úmidos como os secos da marca CAT CHOW® proporcionam níveis saudáveis desses ingredientes essenciais.

O sabor e a palatabilidade em geral de nossos produtos também são avaliados nos gatos do  Nestlé Purina Petcare Center.

4) OS GATOS GOSTAM DE INGERIR ALIMENTOS A UMA TEMPERATURA SEMELHANTE À “TEMPERATURA CORPORAL DO RATO”

Isso significa que os alimentos úmidos em sua dieta diária devem ser servidos à temperatura ambiente. Se o alimento vier direto da geladeira, ajude-o a voltar à temperatura ambiente mexendo e amassando antes de servir.

5) OS GATOS PREFEREM DETERMINADAS HORAS DO DIA PARA COMER

Obter os melhores resultados de um programa de alimentação mista significa alimentar o seu gato de acordo com os ciclos naturais dele. Os gatos são naturalmente mais ativos ao anoitecer e antes de amanhecer. Se você não se levanta antes do nascer do sol, deixe um pouco de alimento seco antes de se deitar, para que o seu gato possa se servir sozinho. Embora não haja nada de errado em alimentar o seu gato com uma porção de alimento úmido pela manhã, saiba que à noite ele estará ainda mais receptivo e mais propenso a comer tudo, sem deixar nada secar ou estragar.

Fonte: Purina