9 cuidados para que seu cão viva mais e melhor

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 3 maio 2022, às 00h01. Atualizado em: 5 maio 2022 às 11h02.

Embora hoje em dia com os avanços da medicina veterinária, assim como dos alimentos feitos pensando na saúde do pet como um todo, é possível que os cães vivam mais.

Mas, no dia a dia, os cuidados da família ou do tutor podem ajudar a ampliar a expectativa do seu cãozinho de estimação. 

Veja abaixo o que você pode fazer:

Cuidados com a alimentação e o peso do pet 

Alimente seu animal com um cronograma definido por um Médico Veterinário da sua confiança. Procure dar alimentos mais completos, de alta qualidade como os da nossa linha SnowDog e fique atento se ele está engordando ou perdendo peso.

Exercício físico

Leve o seu cão para fazer exercícios físicos e não apenas caminhada. Assim como para nós, os pets também precisam de fazer exercício físico regularmente. 

Passeios

Os cães adoram passear, sentir outros cheiros e se comunicar com outros cães. Por isso, a caminhada diária é fundamental para manter sua saúde física, mental e emocional em dia.

Afeto

Se relacione com seu doguinho, todos os dias. Reserve um tempo exclusivamente para o seu relacionamento com ele. Assim como as pessoas, eles também precisam de interação conosco e precisam receber atenção e carinho para se sentirem seguros e felizes.

Ambiente saudável

Mantenha a sua casa limpa, assim como todos os ambientes em que o seu cãozinho fique. Para a limpeza use sempre produtos específicos para pets, a fim de evitar qualquer tipo de intoxicação. É importante, também, limpar imediatamente o cocô e o xixi para evitar a proliferação de vermes e moscas.

Castração

Castrar o pet, seja ele macho ou fêmea, não apenas prolonga e melhora a qualidade de vida dele, quanto ajuda a reduzir os xixis característicos de marcação de território, brigas entre machos e saídas pelo portão por baixo das nossas pernas.

Além disso, a castração também diminui as chances de câncer no útero, maior causa de mortes entre as fêmeas.

Saúde bucal

Problemas dentais são comuns, mas eles podem levar a outros problemas de saúde, portanto, crie o hábito de escovar os dentes diariamente.

Há outras formas de ajudar a manter os dentes do seu amigão limpos, comprando aqueles ossinhos ou brinquedos vendidos em lojas especializadas em produtos para pets. 

Descanso

Momentos de descanso e de ficar consigo mesmo também é muito importante, ainda que seja importante ficar sempre perto dele. Se ele estiver dormindo, jamais o acorde. Respeite o momento dele, sempre.

Exames e vacinas em dia

Manter os exames e o protocolo de vacinas em dia é fundamental para garantir a boa saúde dos pets. O ideal é fazer uma avaliação clínica no pet pelo menos uma vez ao ano, em cães adultos, e, entre duas a quatro avaliações, enquanto filhotes ou idosos.