5 motivos que mostram porque adotar dois gatos é melhor do que adotar apenas um
Adotar mais de um gatinho ao mesmo tempo traz benefícios não somente para a família, como também para os próprios bichinhos.
Veja alguns bons motivos…
1 – Facilita a adaptação
Gatos não gostam de mudanças, então, quando eles vão para uma casa nova, ou saem da rua para irem morar em um lar com uma família de humanos, eles sentem muito, sejam eles gatinhos filhotes que se separaram da mãezinha e seus irmãos, seja um gato adolescente ou adulto. Para reduzir esse estresse, orientamos que adotar dois gatos ao mesmo tempo é bom não apenas para nós, mas, sobretudo para eles. Em dupla eles se sentem mais confiantes, seguros, corajosos, não dependem tanto da nossa atenção – sim, porque gatos também precisam e pedem nossa atenção, não se sentem tão solitários e terão sempre uma companhia para brincar e dormir junto – coisas que os gatos adoram fazer.
2 – Qualidade de vida
Sabemos que a atividade física é fundamental para uma boa qualidade de vida e prevenção da obesidade entre nós humanos e, também, entre os pets, por isso, quando comparamos o dia a dia de um gato que mora sozinho com seus humanos com a rotina de gatos que moram com outro ou outros gatos, notamos que os que vivem sozinhos, sem a presença de outro felino, têm a tendência a exercitar-se menos.
Gatos são seres levados, cheios de energias, e quando na companhia de outros se divertem muito ao longo do dia e da madrugada, se mantendo ativos por mais tempo e mais vezes, mantendo em dia a saúde física e mental.
3- Menos estragos
Enganam-se aqueles que pensam que dois ou mais gatinhos farão mais bagunças ou estragos na casa. Muito pelo contrário. Um gato quando não tem companhia tem muito mais tendência para se livrar do tédio de uma vida sozinho, escalando as cortinas, os sofás, as colchas de cama, brincar com o rolo de papel higiênico, roer objetos, entre outras peripécias que só eles são capazes de fazer. Gatos que vivem juntos têm menos probabilidade de se distraírem com o que não devem.
4 – Onde come um comem dois
Gatos que vivem na mesma casa geralmente dividem suas caixas de areia, arranhadores, fontes de água, brinquedos, caminhas, etc. Ou seja, os custos para dar conforto e qualidade de vida a dois gatos não serão muito maiores do que apenas se tiver um. No caso dos atendimentos clínicos, muitas vezes há vantagens, como descontos quando vão dois ou mais gatinhos para vacinação, castração e até mesmo em planos de saúde para pets.
5- Limpeza
Os gatos são seres limpos. Devido à grande flexibilidade, conseguem lavar, com a sua língua, a maior parte do seu corpo. Nas regiões em que o acesso é mais difícil, muitas vezes eles contam com o apoio do outro gato que mora na casa. Além de ajudar o amigo ou o irmão, o ato de um gato lamber o outro demonstra carinho e afeição, felicidade!