4 motivos que podem levar o seu gato a enjoar da ração
Os gatos não gostam muito de demonstrar fraqueza, dor ou qualquer tipo de incômodo que porventura estejam sentido, então, é preciso sempre estar atento a eles.
A atenção também é fundamental ao hábito alimentar do seu felino. Os gatos são animais exigentes, principalmente com a sua alimentação. Eles não gostam quando a comida fica muito tempo no pote e, muitas vezes, até enjoam da ração.
No entanto, há casos em que ele não enjoou da ração, e sim, pode estar com falta de apetite, e aí, é preciso levá-lo ao Médico Veterinário o quanto antes.
Para tirar a prova, experimente oferecer uma comidinha mais saborosa do que ele está acostumado a comer, como por exemplo, um pouco de alimento úmido, também conhecido como sachê. Se ele comer, pode ser que o seu gatinho esteja só um pouco enjoado. Agora, se ele não comer nem o sachêzinho, é importante investigar, pois um dos principais sinais de que há algo errado com o pet é a falta de vontade de comer.
- Leia também: 9 cuidados para que seu cão viva mais e melhor
O que faz o gato não querer comer
- Dor
Quando os gatos estão sentindo algum tipo de dor, cólicas ou estão começando a ter algum tipo de doença mais séria, um dos primeiros sinais clínicos é perder o apetite. Como os motivos variam muito, reforçamos que se você notar que o pet não quer comer, leve-o o quanto antes ao Médico Veterinário. Agora, se for apenas um enjoo do sabor da ração, veja algumas dicas que podem fazer a diferença e ajudar o seu pet a voltar a comer. - Armazenamento correto dos alimentos
Gatos não gostam de alimentos “passados”, ou seja, que ficam no pote de um dia para o outro, murchos, ou com sabor reduzido devido ao contato com o ar. Então, um dos primeiros pontos a observar é como você armazena a ração do seu gato. O pacote fica fechado corretamente? Você o armazena em caixas plásticas de cor escura sem acesso à luz solar? Todos esses detalhes fazem a diferença na conservação do alimento e, por consequência, no hábito alimentar do seu gatinho. - Acesso à rua
O ideal para garantir a saúde do seu gato é que vivam em lares telados, sem acesso à rua. No entanto, se o seu gato sai para dar umas voltinhas, esse hábito também pode estar relacionado ao fato dele não estar comendo, pois pode estar fazendo as suas refeições em outra casa ou até em uma lata de lixo. Vale ressaltar que este é apenas um dos problemas relacionados às saidinhas dos felinos. Além de se alimentar de lixo e pode ser intoxicado, o gatinho fica suscetível às doenças, brigas e aos maus-tratos que infelizmente ainda acontecem. - Excesso de mimos
Muitos tutores gostam de mimar seus gatos, sobretudo dando petisquinhos, sachês ou até biscoitinhos de humanos, o que é expressamente proibido. Em muitos casos, a recusa da ração pode estar relacionada ao excesso de petisquinhos e outros mimos que você pode estar dando para ele ao longo do dia e o mantendo de barriga cheia. No entanto, nenhum petisco ou nem mesmo alimentos úmidos substituem a ração que é completa para o dia a dia do pet.
Lembramos que, na dúvida, para reduzir ou aumentar a quantidade de alimento do seu felino, siga sempre as orientações do Médico Veterinário da sua confiança.