Dia 22 de abril: tudo sobre o descobrimento do Brasil
Em 22 de abril de 1500, as caravelas de Portugal sob o comando de Pedro Álvares Cabral chegaram ao território hoje conhecido como Brasil. Os estudos apontam que o descobrimento foi realizado quando os portugueses chegaram ao país na região sul da Bahia, em Porto Seguro.
A expedição que encontrou o território brasileiro, tinha como destino a Índia e, ao cruzarem o oceano Atlântico, acabaram chegando a nosso país, nomeado inicialmente de “Terra de Vera Cruz”.
A versão oficial indica que o primeiro ponto avistado pelos navegantes foi o Monte Pascoal, que fica aproximadamente há 60 quilômetros de Porto Seguro, na Bahia.
Versão alternativa indica que vulcão extinto pode ter sido o primeiro local a ser visto
Estudos mostram que a história do descobrimento do Brasil pode ter sido de outra forma. Conforme o UOL, a versão alternativa dos estudiosos é que o vulcão extinto Pico do Cabugi no Rio Grande do Norte, foi a primeira parte do território brasileiro a ser visto pelos portugueses.
O professor da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Lenine Barros Pinto, pioneiro na pesquisa dessa versão, indicou em 2012, em seu livro “Reinvenção do Descobrimento”, que a cidade de Porto Seguro nos livros de história, na verdade, é a cidade de Touros-RN.
Em 2000, para uma expedição, comemorativa aos 500 anos do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral, foi realizada nas mesmas condições de 1500 e após o início da rota, os cálculos apontaram que na maneira em que estavam chegariam em 22 de abril apenas até a cidade de Touros e não até Porto Seguro, seguindo a teoria de que o descobrimento do Brasil não começou pela Bahia e sim pelo Rio Grande do Norte.
Outras teorias ainda indicam ainda que o descobrimento do território brasileiro foi realizado em Pernambuco em 26 de janeiro de 1500, pelo espanhol Vicente Yáñez Pinzón e que Duarte Pacheco Pereira já tinha avistado o Brasil em 1498.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui