Sabe por que o pão cai com a parte da manteiga para baixo? Porque passamos décadas pensando nisso, a tal da lei de Murphy, que se aplica às coisas que deram errado, quando na verdade, pensamos e as energizamos muito antes delas acontecerem. Nosso pensamento já tinha o viés negativo, voltado para o pessimismo, ao que só poderia dar errado, então, o pão caiu com a manteiga para baixo…
Agora, imagine o momento tenso que estamos vivendo na pandemia, sendo bombardeados com previsões futuras pessimistas, afirmações do tipo, perderemos nossos empregos, surgirão novas doenças, os índices de violência crescerão, nunca mais o mundo será o mesmo e tantas outras que passaríamos horas descrevendo; nem precisamos, basta sintonizar os noticiários , estão todas lá, como um mantra para as fixarmos em nossas mentes.
Que tal usarmos a lei de Murphy ao contrário? Vamos trata-la não apenas como a lei da gravidade, que puxa o pão com a manteiga para baixo, mas, a lei que também oferece resistência. Então, sejamos a força que resiste com otimismo e esperança por um mundo melhor. Façamos nossa parte, energizando positivamente para transformar o planeta, que precisa de pessoas positivas e empáticas, as que conseguem se colocar no lugar do próximo, compreendê-lo e ajuda-lo.
Lembremos que, quando todos falarem de violência, falemos sobre paz; quando falarem em desemprego, falemos em novas formas de trabalho; quando todos falarem de fome, alimentemos o próximo com empatia e solidariedade. E quando tudo parecer perdido, apenas existirem palavras de ódio, sejamos amor; pratiquemos a fraternidade, de verdadeiros irmãos para irmãos.
“Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si.’ – Lucille Ball