MON lança catálogos de artistas paranaenses
Segundo os visitantes do TripAdvisor o Museu Oscar Niemeyer (MON) está entre os 25 melhores museus da América do Sul e os 10 melhores do Brasil, ficando, respectivamente, em oitavo e quinto lugar no ranking. Além de fornecer diversas exposições no ano, dispõe de uma loja onde é possível comprar algumas obras.
Produzidos pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), os catálogos das mostras “O que é Original?”, do artista Marcelo Conrado, e “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão, acabam de ser lançados e já estão disponíveis na MON Loja. As respectivas exposições foram produzidas e apresentadas pelo MON ao longo de 2019.
Museu lança catálogos de Marcelo Conrado e Geraldo Leão
“O que é Original?” reuniu 13 pinturas em grandes formatos e 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais, estimulando uma discussão sobre o conceito de autoria na arte contemporânea.
A mostra “Declaração de Princípios” apresentou obras recentes e inéditas do artista paranaense Geraldo Leão, um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea. Com curadoria de Agnaldo Farias, a coletânea contou também com a participação de diversos artistas convidados, todos antigos alunos de Geraldo Leão.
Marcelo Conrado
Nascido na cidade de Prudentópolis em 1976. Atualmente vive e trabalha em Curitiba. O artista visual é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Também foi Presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e membro consultor da Comissão de Arte e Cultura do Conselho Federal da OAB.
O artista possui 8 exposições individuais e 15 coletivas. Ganhou prêmios e menções ao longo de sua carreira, sendo seu primeiro prêmio recebido em 1998.
Geraldo Leão
Geraldo Leão é formado em pintura e licencia-se em desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trabalhou como ilustrador, diagramador e arte-finalista em jornais e em agências de publicidade de Curitiba.
O artista ministra oficinas de pintura e cursos de história da pintura contemporânea em museus, galerias de arte e instituições de ensino superior. Em 1990, participou da comissão curadora que seleciona artistas paranaenses para exposição no Museu de Himeji, no Japão. Possui 8 exposições individuais e 37 coletivas.
Sobre o MON
O MON pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.
No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviços
- Catálogos “O que é Original?”, de Marcelo Conrado, e “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão
- Realização do Museu Oscar Niemeyer (MON)
- Disponíveis na MON Loja
Fique por dentro de toda a cultura do Paraná, no RIC Mais!