MuMA recebe exposição sobre idealização do corpo masculino, em Curitiba

A exposição ocorre entre os dias 19 de julho e 25 de agosto. A entrada é gratuita

por Jessica de Holanda
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 15 jul 2024, às 20h40.

A exposição “NUNCA SERÁ O SUFICIENTE” de Rafael Rodrigues, será exposta na sala Célia Neves Lazzarotto, no Museu Municipal de Arte (MuMA), entre os dias 19 de agosto e 26 de agosto, em Curitiba. Ao todo, são seis obras, entre painéis de grande formato e objetos, que discutem a impressão e a reprodução da imagem de um corpo masculino idealizado, bem como as formas de controle que essas imagens lançam sobre nós.

A exposição vai até agosto no MuMA
O artista da obra é Rafael Rodrigues (Foto: Thaise Amorim)

De acordo com o artista visual, produtor cultural e mestrando de artes na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no ocidente, há uma jornada visual histórica que, desde a Grécia antiga, vende a imagem do corpo viril como uma espécie de ideal masculino. Ele ainda exemplifica: “desde as esculturas de Praxíteles até o boneco Ken, de Barbie.”, diz Rodrigues.

Leia mais:

Ainda para o artista, o título da exposição, “NUNCA SERÁ O SUFICIENTE”, faz referência aos esforços de superação dos padrões de beleza masculinizado, que, para se manter, precisa estar em constante atualização. “A conta nunca fecha, porque nunca será suficiente tanto o trabalho de manutenção da figura do “macho” quanto das nossas tentativas de emancipação.” declara o artista.

Serviço – Exposição NUNCA SERÁ O SUFICIENTE

  • Museu Municipal de Arte (MuMA), Avenida República Argentina, 3430
  • bertura: 19 de julho, às 19h
  • Encerramento: 25 de agosto
  • MuMA: de terça a domingo, das 10h às 19h

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!