Microconto

Pensamentos e Reflexões

por Jorge Jubrail
Publicado em 11 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 8 jun 2020 às 15h39.

Gostaria de dirigir a mensagem de hoje aos radicais, aos polarizados ou extremistas. Qualquer ortodoxia ou fundamentalismo, seja religioso, político, racial, de gênero, cultural, etc, é um obstáculo ao pensamento.  Pensar mais do mesmo e fincar bandeira num único território é privar-se de conhecer o mundo como ele realmente é.

Permita se colocar no lugar do outro, enxergar o mundo como ele o vê, para que possa refletir se, de repente, o lado oposto, onde ele se encontra não é mais prazeroso e feliz. As fronteiras territoriais, as barreiras econômicas, de língua, sociais e culturais, são criação do homem. O Grande Pai nos fez todos semelhantes, almas que habitam um corpo, porque no fundo, o que importa é a essência do amor e da fraternidade universal, todos somos irmãos.

Tudo é possível, desde que queiramos. O processo de mudança é individual e começa pelo desejo de promove-la em nós mesmos, incialmente, reconhecendo que queremos caminhar por outros rumos, realizar experimentações, enfim, viver nosso real propósito aqui na Terra, expiar e experimentar para evoluirmos.

Evitemos ser os radicais de hoje, para não nos tornarmos os conservadores de amanhã. O mundo é muito dinâmico para ficarmos estáticos num conglomerado de pessoas polarizadas num pensamento radical, vendo a vida passar na mesma rotina por décadas. – Nunca ousei ser um radical na juventude. Tinha medo de me tornar um conservador depois de velho. Robert Frost